Autismo e Inclusão: desafios e possibilidades na aula de Língua Portuguesa
Resumo
O presente artigo é um recorte da pesquisa intitulada “A inclusão do estudante com autismo na aula de Língua portuguesa: desafios e possibilidades por meio das operações de linguagem no ensino fundamental”. A pesquisa, de abordagem qualitativa,
refere-se à observação de um aluno com autismo inserido em sala de aula de uma escola pública. Destacamos algumas reflexões a partir das atividades trabalhadas na pesquisa empírica que resultaram no produto educacional. Essas, foram construídas sob uma abordagem epilinguistica, com base no eixo de interesse do aluno - a cultura americana. Os resultados alcançados com a investigação mostraram que por meio de atividades epilinguísticas foi possível envolver o aluno com autismo na aula de língua portuguesa e fazer da sala de aula, lugar destinado às aprendizagens, um espaço não excludente. Pudemos também constatar a importância da mediação do professor ressignificando sua prática em um permanente diálogo com a realidade do aluno e a sua relação com mundo.
Palavras-chave: Autismo. Epilinguagem. Inclusão. Língua Portuguesa.