Autismo e Inclusão: desafios e possibilidades na aula de Língua Portuguesa

Autores

  • Andreia Amorim Salles Rosa Prefeitura Municipal de Vila Velha
  • Antônio Carlos Gomes Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0001-7441-727X

Resumo

O presente artigo é um recorte da pesquisa intitulada “A inclusão do estudante com autismo na aula de Língua portuguesa: desafios e possibilidades por meio das operações de linguagem no ensino fundamental”. A pesquisa, de abordagem qualitativa,
refere-se à observação de um aluno com autismo inserido em sala de aula de uma escola pública. Destacamos algumas reflexões a partir das atividades trabalhadas na pesquisa empírica que resultaram no produto educacional. Essas, foram construídas sob uma abordagem epilinguistica, com base no eixo de interesse do aluno - a cultura americana. Os resultados alcançados com a investigação mostraram que por meio de atividades epilinguísticas foi possível envolver o aluno com autismo na aula de língua portuguesa e fazer da sala de aula, lugar destinado às aprendizagens, um espaço não excludente. Pudemos também constatar a importância da mediação do professor ressignificando sua prática em um permanente diálogo com a realidade do aluno e a sua relação com mundo.
Palavras-chave: Autismo. Epilinguagem. Inclusão. Língua Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Amorim Salles Rosa, Prefeitura Municipal de Vila Velha

Possui graduação em Letras - Português pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras ́Madre Gertrudes de São José ́ (2001), graduação em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Ateneu (2012) e Mestrado Profissional em Letras (Profletras) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (2019). Atualmente é professora: PMVV – Prefeitura Municipal de Vila Velha e Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo.

Antônio Carlos Gomes, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (1986). Mestre e doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. É professor do IFES - Instituto Federal do Espírito Santo, lecionando no Ensino Médio, na Graduação e Pós-graduação. É docente permanente do Mestrado Profissional em Humanidades e do Mestrado Profissional em Letras - Profletras, além decoordenar o curso de Letras à Distância.

Publicado

14-09-2022

Como Citar

Rosa, A. A. S., & Gomes, A. C. (2022). Autismo e Inclusão: desafios e possibilidades na aula de Língua Portuguesa. Revista Educação Especial Em Debate, 6(12), 36–58. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/39101

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo