Os Livros Falados: um caminho para a inclusão social de leitores na Educação Básica

Autores

  • Letícia Queiroz de Carvalho Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
  • Selma Nathalie Pessotti Secretaria Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência de ensino com a produção de um livro falado e sugestões de atividades para mediar um trabalho inclusivo de leitura na educação básica, tendo em vista a acessibilidade dos leitores com deficiência visual à leitura de obras literárias de autoria capixaba, com questões e temáticas pertinentes à sua compreensão. Os participantes desse trabalho foram alunos de 9o ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Samuel Batista Cruz, localizada em Linhares, cidade do norte do Espírito Santo, como também os alunos da rede municipal de ensino que, no contraturno ao ensino regular, frequentam a sala de atendimento às pessoas com deficiência visual da referida escola. A experiência visa contribuir com a inclusão de leitores com deficiência visual e com a formação do leitor literário, no Ensino Fundamental II, por meio da leitura e da gravação de obras literárias de autoria capixaba, em formato de livros falados. Teoricamente, buscamos um diálogo entre os estudiosos da literatura de autoria capixaba na formação do leitor e a categoria conceitual de alteridade inserida na matriz teórica de Mikhail Bakhtin e o Círculo. Os dados produzidos apontam a importância dos livros falados para garantir às pessoas com deficiência visual, bem como aos alunos envolvidos, o acesso às obras de autoria capixaba e a formação do leitor, em contexto mais dialógico e inclusivo.


Palavras-chave: Alteridade; Formação de Leitores; Educação Básica; Livros Falados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Queiroz de Carvalho, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Doutora em Educação e Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo. Docente efetiva do Instituto Federal do Espírito Santo – campus Vitória. Lidera o grupo de pesquisas Núcleo Bakhtiniano de Pesquisas em Leitura, do Ifes Vitória.

Selma Nathalie Pessotti, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo

Mestre em Letras - Profletras – Ifes - Vitória e docente da rede pública municipal de Linhares – ES. Integra o Núcleo Bakhtiniano de Pesquisas em Leitura, do Ifes Vitória.

Publicado

14-09-2022

Como Citar

Carvalho, L. Q. de, & Pessotti, S. N. (2022). Os Livros Falados: um caminho para a inclusão social de leitores na Educação Básica. Revista Educação Especial Em Debate, 6(12), 70–84. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/39103

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo