Os Livros Falados: um caminho para a inclusão social de leitores na Educação Básica
Resumo
Este artigo apresenta uma experiência de ensino com a produção de um livro falado e sugestões de atividades para mediar um trabalho inclusivo de leitura na educação básica, tendo em vista a acessibilidade dos leitores com deficiência visual à leitura de obras literárias de autoria capixaba, com questões e temáticas pertinentes à sua compreensão. Os participantes desse trabalho foram alunos de 9o ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Samuel Batista Cruz, localizada em Linhares, cidade do norte do Espírito Santo, como também os alunos da rede municipal de ensino que, no contraturno ao ensino regular, frequentam a sala de atendimento às pessoas com deficiência visual da referida escola. A experiência visa contribuir com a inclusão de leitores com deficiência visual e com a formação do leitor literário, no Ensino Fundamental II, por meio da leitura e da gravação de obras literárias de autoria capixaba, em formato de livros falados. Teoricamente, buscamos um diálogo entre os estudiosos da literatura de autoria capixaba na formação do leitor e a categoria conceitual de alteridade inserida na matriz teórica de Mikhail Bakhtin e o Círculo. Os dados produzidos apontam a importância dos livros falados para garantir às pessoas com deficiência visual, bem como aos alunos envolvidos, o acesso às obras de autoria capixaba e a formação do leitor, em contexto mais dialógico e inclusivo.
Palavras-chave: Alteridade; Formação de Leitores; Educação Básica; Livros Falados.