Experiências inclusivas nas universidades federais do Rio de Janeiro: perspectivas e desafios

Autores

Resumo

Este estudo, conduzido pelo referencial teórico-metodológico da pesquisa colaborativa, objetivou caracterizar o processo de inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial no Ensino Superior, tendo por referência as políticas públicas de educação inclusiva e a atuação institucional dos Núcleos de Acessibilidade. Especificamente propusemos a caracterização da atuação político-pedagógica dos Núcleos de Acessibilidade como sistema de apoio aos estudantes público-alvo da Educação Especial (deficiências, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação) no Ensino Superior público federal e a identificação dos aspectos que seriam responsáveis por potencializar a atuação político-pedagógica dos Núcleos de Acessibilidade, tomando como ponto de partida a constituição (histórico/formação), a organização político-pedagógica (atividades desenvolvidas, atendimentos didáticos, recursos materiais e humanos). Realizamos a condução de um estudo em rede envolvendo 4 (quatro) Universidades Federais localizadas no estado do Rio de Janeiro. Nossos resultados de investigação revelam que os obstáculos para inclusão de pessoas com deficiência (PcD) no Ensino Superior são inúmeros, e, portanto, as instituições investigadas se encontram em momentos diferenciados no processo de inclusão, os quais são: duas com suas Políticas Institucionais em implementação, outra em gestação e uma sem nenhuma política. Das quatro Universidades pesquisadas, três possuíam Núcleo de Acessibilidade, ou instância equivalente, mas apenas dois de fato funcionam. Este estudo oferece subsídios para a criação/desenvolvimento/avaliação de políticas públicas de educação inclusiva no Ensino Superior e a qualificação do trabalho desenvolvido pelos Núcleos de Acessibilidade no acesso, permanência e sucesso acadêmico do público-alvo da Educação Especial.


Palavras-chave: Política Educacional; Educação Especial; Ensino Superior.

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Biografia do Autor

Allan Rocha Damasceno, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professor Associado do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ Seropédica/ Rio de Janeiro/ Brasil. E-mail: lepedi-ufrrj@hotmail.com. https://orcid.org/0000-0003-0577-805X.

Laura Ceretta Moreira, Universidade Federal do Paraná. – UFPR

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Titular no Departamento de Planejamento e Administração Escolar e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. – UFPR Curitiba/ Paraná/ Brasil. E-mail: laurac.moreira@gmail.com.

https://orcid.org/0000-0003-4569-7369.

Marcelly de Souza Nascimento, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação, Diversidade e Inclusão – UFRRJ Seropédica/ Rio de Janeiro/Brasil. E-mail: marcelly152@hotmail.com. https://orcid.org/0000-0002-3189-4815.

Publicado

14-09-2022

Como Citar

Damasceno, A. R., Moreira, L. C., & Nascimento, M. de S. (2022). Experiências inclusivas nas universidades federais do Rio de Janeiro: perspectivas e desafios. Revista Educação Especial Em Debate, 6(12), 108–128. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/39104

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo