AUDIODESCRIÇÃO NO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE A SERVIÇO DA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

Resumo

Este texto é um registro de uma prática docente realizada, em contexto remoto, no atendimento educacional especializado de uma aluna com baixa visão e estudante do curso de Pedagogia de uma universidade federal. Sendo uma experiência piloto da autora, o artigo traz alguns conceitos necessários para o desenvolvimento da atividade: audiodescrição e sua estrutura-base, audiodescrição didática (ADD), língua brasileira de sinais e seus parâmetros, além de elementos necessários à compreensão do atendimento educacional especializado, também conhecido como AEE. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, na qual a autora se fez presente em todas as aulas a fim de recapitular os conhecimentos prévios sobre a Libras e como ela poderia ser ensinada, de maneira remota, a essa estudante com baixa visão. Conclui-se que o uso da audiodescrição no ensino de Libras não só contribui para a aprendizagem de pessoas cegas ou com baixa visão, mas também colabora para a organização da espacialidade daqueles que são considerados indivíduos típicos, isto é, o sujeito que não apresenta deficiências, transtornos de desenvolvimento ou quaisquer tipos de distúrbios de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana da Paixão Santos, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Letras Vernáculas com Inglês pela Universidade Católica do Salvador (1999). Docente do Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual Prof. Cátia Paim. Experiência na formação de professores para o Ensino do Sistema Braille e para o Ensino da Matemática através do Soroban. Experiência no Serviço de Apoio Pedagógico, envolvendo estratégias diferenciadas para o ensino do Sistema Braille e da Matemática para pessoas com deficiência visual. Audiodescritora qualificada pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Fundação CECIERJ - UERJ (2019) e pela UNEB (2014). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. (2013). Especialista em Semiótica e Análise do Discurso pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (2022). Mestra pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras -- PROFLETRAS pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus V (Santo António de Jesus - BA), tratando da compreensão leitora na área da deficiência visual. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura, da Universidade Federal da Bahia, com o objetivo de analisar a aquisição do conceito de cor e da representação de mundo de pessoas com deficiência visual congênita ou adquirida, a partir das diversas informações sensoriais obtidas por metáforas, símiles e sinestesias, contribuindo para a construção do conhecimento de alunos cegos ou com baixa visão, a respeito de cores e sensações a partir da audiodescrição. Formadora de Ledores e Transcritores pela Universidade Federal da Bahia (2020 - 2021).

Downloads

Publicado

31-12-2024

Como Citar

Santos, A. da P. (2024). AUDIODESCRIÇÃO NO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE A SERVIÇO DA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR. Revista Educação Especial Em Debate, 9(18), 169–181. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/39763

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo