ENSINO COLABORATIVO ENTRE OS PROFESSORES DO ENSINO COMUM E PROFESSORES ESPECIALIZADOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

Resumo

O presente artigo baseia-se em uma pesquisa qualitativa desenvolvida em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, MS, tendo como objetivo analisar as contribuições do ensino colaborativo envolvendo professores do ensino comum e professores especializados em Educação Especial na aprendizagem de alunos com deficiência. Para tanto, foi realizado levantamento bibliográfico de documentos oficiais que tratam da inclusão no Brasil e no município de Campo Grande, MS e, autores que discutem atualmente o ensino colaborativo. Também houve aplicação de questionário estruturado dirigido aos professores, a fim de levantar dados referentes à formação básica e especial. Por fim, realizou-se a proposta pedagógica de elaboração e prática colaborativa entre professores regentes e professores especializados. Concluiu-se que todos os alunos, com ou sem necessidades educacionais especiais, são beneficiados com este trabalho envolvendo professores do ensino comum e professores especializados em educação especial e que, as parcerias pautadas em conhecimentos sobre as práticas colaborativas como forma de inclusão escolar podem superar barreiras enfrentadas no dia a dia do ensino comum, no que tange à aprendizagem de alunos com deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celi Corrêa Neres, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente do Mestrado Profissional em Educação e do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Dorismar Recaldes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente da SEMED/Campo Grande – MS. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Downloads

Publicado

22-12-2022

Como Citar

Corrêa Neres, C., & Recaldes, D. (2022). ENSINO COLABORATIVO ENTRE OS PROFESSORES DO ENSINO COMUM E PROFESSORES ESPECIALIZADOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. Revista Educação Especial Em Debate, 7(13). Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/39784

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo