ENTRE METAS E AÇÕES:

TESSITURAS CONSTITUTIVAS SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA PRESENTE EM PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em compreender qual a concepção de educação especial na perspectiva da educação inclusiva presente em oito Planos Municipais de Educação. A pesquisa documental se caracterizou como sendo de natureza descritiva, com uma abordagem qualitativa, utilizando-se da técnica de análise temática para análise dos dados. Compuseram o corpus de análise, oito Planos Municipais de Educação de municípios localizados no Estado de Santa Catarina. A partir da análise emergiriam três categorias temáticas: perspectiva/concepção de educação especial; perspectiva/concepção de educação inclusiva; articulação entre Plano Nacional de Educação, Plano Estadual de Educação e Plano Municipal de Educação. Observam-se congruências e convergências quanto a organização, pertinência e alinhamento entre eles, bem como, similitudes na proposição de ações e estratégias. Por outro lado, identifica-se que os Planos Municipais de Educação analisados apresentam fragilidades, lacunas e distanciamentos principalmente em relação a identidade e concepção de educação especial na perspectiva inclusiva, e também no monitoramento da execução das metas e ações propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Dalla Valle, SED/SC

1Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC-Joaçaba/SC). Servidor Público da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Membro do Grupo de Pesquisa: Formação Docente e Práticas de Ensino - UNOESC Joaçaba.

Andréia de Bem Machado, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora e Pós – doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Avaliadora do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Ministério da Educação). Avaliadora no programa PNLD Educação Infantil, Consultora na produção de material didático de visão da UNESCO.

Downloads

Publicado

14-11-2023

Como Citar

Dalla Valle, P. R., & de Bem Machado, A. (2023). ENTRE METAS E AÇÕES: : TESSITURAS CONSTITUTIVAS SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA PRESENTE EM PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO. Revista Educação Especial Em Debate, 8(16), 59–80. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/40598

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo