POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DO CONSERVADORISMO

DISPUTAS NO INTERIOR DO ESTADO INTEGRAL

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Resumo

O texto apresenta alguns apontamentos relacionados aos movimentos políticos que disputam a formulação da política nacional de Educação Especial no contexto do conservadorismo. Com base nos pressupostos teóricos e metodológicos do materialismo histórico e dialético, o Estado é concebido na perspectiva formulada por Antonio Gramsci, onde Estado Integral é formado na conjunção entre sociedade política e sociedade civil, na qual atuam diversos aparelhos privados de hegemonia que buscam incorporar seus interesses às políticas públicas. Concluímos que a Educação Especial tem sido campo de disputas entre diferentes grupos identificados como as forças da inovação – relacionada à frente de ação burguesa social-libera; e as forças da tradição – articuladas à frente de ação burguesa liberal-conservadora. Na atual conjuntura onde o capitalismo, na sua forma flexível, demanda a intensificação das relações de expropriação e o movimento político no Brasil é marcado pelo avanço do conservadorismo, o projeto do governo de Jair Bolsonaro para a Educação Especial, alinhado com as pautas das forças da tradição, passa a admitir a matrícula de seus estudantes somente em escolas e classes especiais. Com a eleição de Lula da Silva para um terceiro mandato presidencial, essa proposta é formalmente refutada, o que indica uma conquista das forças da inovação nas disputas pela Educação Especial atualmente. Compreendendo que ambas as frentes buscam mecanismos para ajustar as políticas de Educação Especial a um projeto educativo funcional ao capital, faz-se necessário identificar os grupos que disputam a formulação da política nacional de Educação Especial, bem como suas formas de atuação.

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Biografia do Autor

Liliam Guimarães de Barcelos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pedagoga da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Membra do Grupo de Estudos de Política, Educação e Trabalho (GEPETO/ UFSC) e do Grupo de Estudos em Educação Especial (GEEP/UFSC). Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

16-06-2023

Como Citar

Guimarães de Barcelos, L. (2023). POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DO CONSERVADORISMO: DISPUTAS NO INTERIOR DO ESTADO INTEGRAL. Revista Educação Especial Em Debate, 7(14), 82–95. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/41498

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo