LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS:

A EXPERIÊNCIA DO APRENDER SURDO

Autores

Resumo

O presente trabalho objetiva compartilhar alguns dos resultados de uma pesquisa de mestrado, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A pesquisa objetivou analisar, pela perspectiva filosófica dos estudos surdos, o processo do aprender a Língua Portuguesa escrita, com base na experiência visual, apontando o saber relacional entre as línguas (oral escrita e a de sinais) e a produção híbrida adicionada a um novo lugar de inscrição destas práticas nos corpos surdos. A pesquisa refere-se a um estudo teórico com inspiração genealógica, com dados empíricos coletados em entrevistas e rodas de conversa com quatro participantes surdos sinalizadores. Os dados foram analisados pela perspectiva teórico-filosófica da diferença, especificamente nos estudos teóricos de Michel Foucault. Os instrumentos da pesquisa foram: observação, registro em caderno de campo, entrevista com os participantes surdos e rodas de conversa com a intervenção do pesquisador. Os resultados da pesquisa afirmam que o processo do aprender a Língua Portuguesa se forja na experiência com a língua de sinais e por ela se produz novos modos de vida constituídos numa matriz de experiência em que o sujeito é atravessado na interligação entre Libras e Língua Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Silveira Soler, Universidade Federal de São Carlos

[1] Doutoranda em Educação Especial e Mestra em Educação Especial pelo programa de pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Bacharela em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Paulo, Brasil.

Vanessa Regina de Oliveira Martins, Universidade Federal de São Carlos

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Adjunta III na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Departamento de Psicologia (DPsi/UFSCar). Docente vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEEs/UFSCar), coordena o Grupo de Pesquisa em Educação de Surdos, Subjetividades e Diferenças (GPESDi/UFSCar/CNPq). Pesquisadora colaboradora no grupo de pesquisa Surdez e Abordagem Bilíngue (UFSCar). Coordena um Grupo de Estudo em Educação e Filosofias da Diferença (GEEFiDi/UFSCar). São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

23-06-2023

Como Citar

Silveira Soler, P., & de Oliveira Martins, V. R. (2023). LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS:: A EXPERIÊNCIA DO APRENDER SURDO. Revista Educação Especial Em Debate, 8(15), 17–36. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/41570

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo