A CONSTITUIÇÃO DA GRUPALIDADE COM UM GRUPO DE CRIANÇAS COM AUTISMO

Autores

Resumo

Um grupo é formado pelas ligações entre os participantes, que permitem a intersubjetividade dos vínculos. Porém, a grupalidade é constituída pelo desejo e pelas variadas formas de pensar as coletividades. O objetivo deste estudo foi compreender o processo de constituição da grupalidade a partir de um trabalho grupal com crianças com autismo. Metodologicamente é de natureza qualitativa e de caráter descritivo. A coleta se deu através da mediação de um trabalho em grupo com 3 (três) crianças com autismo e também pela construção do diário de campo da intervenção. Para este artigo foram analisados 40 relatórios, correspondentes aos atendimentos que ocorreram durante o período de 1 (um) ano. Como resultados destacam-se: A variedade de estratégias foi disparadora para o processo de interação, sendo o brincar a principal ferramenta; os movimentos interacionais foram propulsores para novas aprendizagens e para construir a comunicação; a grupalidade se constituiu na tensão entre o particular e o coletivo, sendo necessária uma escuta atenta aos processos. Conclui-se que os espaços coletivos são potentes para o desenvolvimento e que a grupalidade é resultado de um processo no qual circulam afetos, conflitos, ações, potências, diferenças, desejo e muita parceria. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Carla Nascimento Givigi, Universidade Federal de Sergipe

Mestre e Doutora em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo, Pós-Doutorado em Educação Especial, UFES. Professora Associada do curso de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguagem e Comunicação Alternativa (GEPELC). Sergipe, Brasil.

Erica Daiane Ferreira Camargo, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Educação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Matemática Licenciatura e em Engenharia Química, pela Universidade Federal de Sergipe. Sergipe, Brasil.

Giovana Santos da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Sergipe, Brasil.

Downloads

Publicado

23-06-2023

Como Citar

Nascimento Givigi, R. C., Ferreira Camargo, E. D., & Santos da Silva, G. (2023). A CONSTITUIÇÃO DA GRUPALIDADE COM UM GRUPO DE CRIANÇAS COM AUTISMO. Revista Educação Especial Em Debate, 8(15), 76–90. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/41573

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo