USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE DE ESTUDANTES RESIDENTES DO CURSO DE LETRAS LIBRAS - LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2

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Resumo

O estudante surdo vivencia experiências que configuram um processo de ensino e aprendizagem visual, necessitando que professores utilizem estratégias didático-pedagógicas mediadas por suas especificidades de aprendizagem. Diante dessas afirmações, questiona-se se o uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos pode vir a proporcionar ao estudante surdo uma maior interação e autonomia em relação a seu próprio processo de aprendizagem. Para responder ao problema de pesquisa, o objetivo geral foi analisar os impactos do atelier formativo com uso das Metodologias Ativas por estudantes residentes (graduandos surdos e ouvintes) do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do curso de Letras Libras - Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), como recurso de ensino e aprendizagem para estudantes surdos na educação básica, com foco no desenvolvimento de práticas didático-pedagógicas mais flexíveis que possam possibilitar a construção e o compartilhamento do conhecimento. Dessa forma, um atelier formativo foi estruturado para ser aplicado aos residentes surdos e ouvintes do PRP. A metodologia do trabalho possuiu uma abordagem qualitativa de natureza aplicada à formação de conhecimentos para soluções de problemas. Como produto foi desenvolvido um Guia de ferramentas digitais no contexto da educação de surdos. O estudo apontou para a necessidade de uma mudança de postura docente frente ao processo de ensino e aprendizagem desse alunado. Porém, importa considerar que, apenas o uso de metodologias ativas, sem um efetivo planejamento, com estratégias adequadas, direcionadas, ao contexto de educação de pessoas surdas, não implica em rupturas de práticas metodológicas arraigadas ao longo do tempo.

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Biografia do Autor

Everton da Silva Brito, Professor na rede pública de educação básica do Rio Grande do Norte.

Mestre em Inovação em Tecnologias Educacionais pelo Programa de Pós Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.  Professor na rede pública de educação básica do Rio Grande do Norte. Rio Grande do Norte, Brasil.  

Flávia Roldan Viana, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Professora Adjunta e permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Rio Grande do Norte, Brasil.   

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Publicado

23-06-2023

Como Citar

da Silva Brito, E., & Roldan Viana, F. (2023). USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE DE ESTUDANTES RESIDENTES DO CURSO DE LETRAS LIBRAS - LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2. Revista Educação Especial Em Debate, 8(15), 136–160. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/41576

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo