O USO DAS TECNOLOGIAS PARA ACESSIBILIDADE DA COMUNIDADE SURDA NO PROCESSO EDUCACIONAL BRASILEIRO

Autores

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar algumas propostas tecnológicas que possibilitam espaços e modos de inclusão digital e educacional para pessoas surdas, além das vantagens e viabilidade do seu uso para o processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa, de cunho bibliográfico, mostra uma como à tecnologia é uma aliada para construção do conhecimento, ainda mais quando nos referimos a alunos surdos que possui uma cultura visual e que necessita de recursos para que seu aprendizado seja significativo e de qualidade. Ao longo da trajetória da educação de surdos, foram obtidas diversas conquistas, porém ainda enfrentam diversas barreiras e uma dessa é a falta de acessibilidade comunicacional. Sabendo que a língua de sinais é de modalidade espaço-gesto-visual e sua estrutura difere-se das línguas orais, o desenvolvimento de recursos e tecnologias com apoio visual, ou, uso de “tradutores virtuais”, podem ser estratégias de incentivo à inserção do surdo e ao respeito às suas diferenças culturais e linguísticas. Desse modo, torna-se necessário cada vez mais pesquisas e programas que viabilizem o processo educacional dos surdos, pois o uso das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) nos diversos níveis de ensino são ferramentas indispensáveis para a aquisição de conhecimento e a comunicação dessa comunidade.  

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Biografia do Autor

Marcia Cristina Florêncio Fernandes Moret, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Doutora e Mestre em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Especialista em Tradução e Interpretação da LIBRAS pela Faculdade Santo André (FASA) e em Educação Especial Inclusiva pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), licenciada em Pedagogia e habilitação em Orientação Escolar pela Faculdade União Centro Rondoniense de Ensino Superior (UNICENTRO). Tradutora Intérprete de Língua de Sinais do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia. Docente na Faculdade FIMCA-UNICENTRO. Membra dos grupos de Pesquisas: Grupo Educa - Grupo Multidisciplinar em Educação e Infância da Universidade Federal de Rondônia - UNIR; GEPEIN - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Infância e Educação Especial e Inclusiva da Universidade Federal de Rondônia - UNIR; Grupo de Pesquisa em Diversidade, Acessibilidade e Educação Inclusiva (GPDIN) - IFRO. Rondônia, Brasil.

João Guilherme Rodrigues Mendonça, Universidade Federal de Rondonia

Pós-doutor em Educação Sexual pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Ciência e Letras de Araraquara (UNESP). Atualmente é docente no Mestrado Profissional em Educação Escolar e no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil da Universidade Federal de Rondonia. Membro do Grupo de estudos do desenvolvimento e da cultura corporal - UNIR e do Núcleo de Estudos da Sexualidade (NUSEX) – UNESP. Rondônia, Brasil.

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Publicado

23-06-2023

Como Citar

Florêncio Fernandes Moret, M. C., & Rodrigues Mendonça, J. G. (2023). O USO DAS TECNOLOGIAS PARA ACESSIBILIDADE DA COMUNIDADE SURDA NO PROCESSO EDUCACIONAL BRASILEIRO. Revista Educação Especial Em Debate, 8(15), 180–193. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/41578

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo