DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE ALUNAS SURDAS EM LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

Resumo

Este artigo aborda os desafios e possibilidades na formação de três alunas surdas na disciplina de Literaturas de Língua Portuguesa no nível universitário. O objetivo principal é apresentar estratégias eficazes para o ensino de literatura para alunos surdos, enfatizando a importância de oferecer obras literárias acessíveis e discussões em Libras (Língua Brasileira de Sinais), valorizando a autonomia tradutória e a estrutura linguística específica da língua. Além disso, explora como o ensino da literatura pode estimular a identificação, o engajamento e a valorização da realidade do surdo. O estudo relata uma experiência de ensino de literatura em Libras, considerando o desafio adicional imposto pela pandemia de COVID-19 e a transição para aulas remotas. Valendo-se das contribuições teóricas de Bakhtin (2003), Britto (2017), Ginzburg (2012) e Ricœur (2011), este artigo se vale da exposição do contexto das aulas instrucionais em Libras, os temas, objetivos, e o desenvolvimento das estratégias utilizadas. As descobertas incluem explorar o alcance da lusofonia em todo o mundo, a atividade de interpretar/traduzir do português para a Libras e reconhecer o valor da produção literária para o desenvolvimento humano. O artigo conclui enfatizando a importância das aulas de literatura para alunos surdos, que facilitou a percepção tardia da lusofonia, a projeção linguística e a materialização do conceito bakhtiniano de "contrapalavra" em Libras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Lúcio Vieira-Machado, Ufes - Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGL-Ufes), mestre em Estudos Linguísticos (PPGEL-Ufes), professor Adjunto I do curso Letras-Libras (DLL/CCHN/Ufes) e membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Língua de Sinais, Interpretação e Tradução (LISIT/CNPq-Ufes).

Arlene Batista da Silva, Ufes - Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGL-Ufes), mestre em Estudos Linguísticos (PPGEL-Ufes), professora Adjunta III do curso Letras-Libras (DLL/CCHN/Ufes) e coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudos em Língua de Sinais, Interpretação e Tradução (LISIT/CNPq-Ufes).

Downloads

Publicado

14-11-2023

Como Citar

Lúcio Vieira-Machado, L., & Batista da Silva, A. (2023). DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE ALUNAS SURDAS EM LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Educação Especial Em Debate, 8(16), 135–155. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/41778

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo