DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE ALUNAS SURDAS EM LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
Este artigo aborda os desafios e possibilidades na formação de três alunas surdas na disciplina de Literaturas de Língua Portuguesa no nível universitário. O objetivo principal é apresentar estratégias eficazes para o ensino de literatura para alunos surdos, enfatizando a importância de oferecer obras literárias acessíveis e discussões em Libras (Língua Brasileira de Sinais), valorizando a autonomia tradutória e a estrutura linguística específica da língua. Além disso, explora como o ensino da literatura pode estimular a identificação, o engajamento e a valorização da realidade do surdo. O estudo relata uma experiência de ensino de literatura em Libras, considerando o desafio adicional imposto pela pandemia de COVID-19 e a transição para aulas remotas. Valendo-se das contribuições teóricas de Bakhtin (2003), Britto (2017), Ginzburg (2012) e Ricœur (2011), este artigo se vale da exposição do contexto das aulas instrucionais em Libras, os temas, objetivos, e o desenvolvimento das estratégias utilizadas. As descobertas incluem explorar o alcance da lusofonia em todo o mundo, a atividade de interpretar/traduzir do português para a Libras e reconhecer o valor da produção literária para o desenvolvimento humano. O artigo conclui enfatizando a importância das aulas de literatura para alunos surdos, que facilitou a percepção tardia da lusofonia, a projeção linguística e a materialização do conceito bakhtiniano de "contrapalavra" em Libras.