A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA NO BRASIL

REFLEXÕES TEÓRICAS E PERCURSO HISTÓRICO

Autores

  • Carla Cristina Gaia dos Santos Instituto Federal do Paraná - Campus Telêmaco Borba

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar as bases históricas e legais de constituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede) e da Educação Especial Inclusiva no contexto brasileiro, para, em seguida, compreender o ponto de encontro entre ambas. A fim de atingir esse objetivo, foi realizada análise documental de caráter qualitativo que incluiu estudo e revisão de legislações brasileiras, políticas públicas e estudos anteriores de pesquisadores e pesquisadoras da história da Rede, da educação especial e da educação na perspectiva inclusiva. É possível observar que o caráter assistencialista é um ponto comum tanto para o processo de constituição da Rede quanto da Educação Especial Inclusiva. 

Biografia do Autor

  • Carla Cristina Gaia dos Santos, Instituto Federal do Paraná - Campus Telêmaco Borba

    Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é professora da Educação Básica Técnica e Tecnológica no Instituto Federal do Paraná, Campus Telêmaco Borba.

Downloads

Publicado

30-06-2025

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo

Como Citar

A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA NO BRASIL: REFLEXÕES TEÓRICAS E PERCURSO HISTÓRICO. (2025). Revista Educação Especial Em Debate, 10(20), 84-107. https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/44641