CONTÁGIOS EMANCIPADORES

TEATRO E INTERAÇÃO ENTRE CRIANÇAS COM AUTISMO

Autores

Resumo

No teatro, contagiar é ser afetado pela presença física do outro. O contágio teatral pode provocar o olhar, modificar a expectação e promover interações estéticas entre sujeitos marcados pela diferença. Assim, o presente artigo teve como objetivo analisar a interação entre crianças com autismo a partir da linguagem teatral. Como metodologia foi utilizada a pesquisa-ação crítico-colaborativa no contexto da educação para o teatro. O trabalho de campo foi realizado entre o período de fevereiro de 2019 a novembro de 2019, uma vez por semana, durante 27 encontros em modalidade presencial. Para viabilizar a pesquisa foi utilizada a contação de história, o teatro de animação e a comunicação alternativa e ampliada. Os resultados apontam que as crianças conseguiram desenvolver a atenção, comunicação e interação por meio do teatro. Conclui-se que através do teatro as crianças com autismo podem interagir mutualmente e que essa linguagem artística é um importante catalisador da comunicação desses sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laila Bianca Menezes Souza, Universidade Federal do Sergipe

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação – PPGED na Universidade Federal do Sergipe - UFS, da linha Educação, Cultura e Diversidade. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Comunicação Alternativa - GEPELC, UFS.

Lucas Wendel Silva Santos, Universidade Federal do Sergipe

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação– PPGED na Universidade Federal do Sergipe - UFS. Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Comunicação Alternativa - GEPELC, UFS.

Louise Carvalho da Conceição, Universidade Federal do Sergipe

Graduanda em Fonoaudiologia  - DFO/UFS. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Comunicação Alternativa  - GEPELC/UFS

Downloads

Publicado

28-06-2024

Como Citar

Bianca Menezes Souza, L., Wendel Silva Santos, L., & Carvalho da Conceição, L. (2024). CONTÁGIOS EMANCIPADORES: TEATRO E INTERAÇÃO ENTRE CRIANÇAS COM AUTISMO. Revista Educação Especial Em Debate, 9(17), 167–186. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/45037

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo