VOO DA GAIVOTA, DE EMMANUELLE LABORIT

EXPERIÊNCIA DE VIDA, DO SILÊNCIO À LIBERDADE

Autores

Resumo

Esta é uma resenha do clássico publicado no Brasil no ano de 1994, pela Editora Best Seller, escrito pela atriz e autora francesa Emmanuelle Laborit. Trinta anos após a sua primeira publicação no Brasil, a obra permanece atual, retoma as discussões importantes que emergem a produção de conhecimento no campo dos Estudos Surdos. As áreas de conhecimento que atravessam a educação, cultura surda, política e militância da comunidade surda, na busca pelo reconhecimento da sua história e sua cultura, são narradas como marca, assim como o empenho e a luta contra o preconceito social, profissional, acadêmico, pedagógico, familiar, de uma época em que o movimento surdo iniciava os deslocamentos epistemológicos, conceituais, deslocando a surdez da ideia de deficiência para a de diferença cultural. Ao longo dos trinta anos muitas questões sobre a educação dos surdos avançaram no Brasil, como o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais, as políticas educacionais e linguísticas bilíngues que traçaram um caminho possível para uma vivência mais próxima das experiências de vida dos surdos. O objetivo deste artigo é retomar as narrativas da autora a partir de resenhas dos capítulos da obra, reescrito de forma mais fiel possível de escrita, de modo a compreender a representação de si acerca de suas experiências de vida, de onde emergiram a sua forma de expressar-se e perceber-se no mundo, contribuindo para o reconhecimento da sua história, sua cultura, reverberada a todo o povo surdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Xavier Scremin, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Educação e especialista em Educação de Surdos (UNISC), tradutora e intérprete (UCS).

Cláudia de Arruda Sarturi, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação e mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e pós-graduada em Educação Especial/Faculdade Focus. Licenciada em Letras/Libras (UFSM/UFSC). É professora Adjunta do departamento de Educação Especial na área de Libras/UFSM.

Downloads

Publicado

28-06-2024

Como Citar

Xavier Scremin, P., & de Arruda Sarturi, C. (2024). VOO DA GAIVOTA, DE EMMANUELLE LABORIT: EXPERIÊNCIA DE VIDA, DO SILÊNCIO À LIBERDADE. Revista Educação Especial Em Debate, 9(17), 187–198. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/45038

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo