PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A INCLUSÃO DOS ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Resumo
Esse estudo teve como objetivo caracterizar a atuação de professores de ensino regular que ministram aulas no ensino médio para alunos Público Alvo da Educação Especial (PAEE). É uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, realizada com professores de um município de médio porte do interior de São Paulo. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista online com o apoio de um roteiro semiestruturado. Os resultados se organizaram através da análise pós categorial como: Percepções dos professores sobre a inclusão de alunos PAEE em sala regular, prática pedagógica e inclusão de alunos PAEE. Os resultados mostraram que foi possível observar mudanças na prática dos professores a partir da presença de alunos PAEE matriculados em salas regulares do ensino médio. Os fatores mencionados pelos participantes foram a formação continuada, apoio da gestão escolar, cursos na temática e a contratação de educadores especiais realizados pelo Estado.













