PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A INCLUSÃO DOS ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

Resumo

Esse estudo teve como objetivo caracterizar a atuação de professores de ensino regular que ministram aulas no ensino médio para alunos Público Alvo da Educação Especial (PAEE). É uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, realizada com professores de um município de médio porte do interior de São Paulo. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista online com o apoio de um roteiro semiestruturado. Os resultados se organizaram através da análise pós categorial como: Percepções dos professores sobre a inclusão de alunos PAEE em sala regular, prática pedagógica e inclusão de alunos PAEE. Os resultados mostraram que foi possível observar mudanças na prática dos professores a partir da presença de alunos PAEE matriculados em salas regulares do ensino médio. Os fatores mencionados pelos participantes foram a formação continuada, apoio da gestão escolar, cursos na temática e a contratação de educadores especiais realizados pelo Estado.

Biografia do Autor

  • Beatriz de Souza Cacheta, Universidade Federal de São Carlos

    Graduada em licenciatura em educação especial pela Universidade Federal de São Carlos. Atua como professora de sala de recursos multifuncionais na Diretoria de Ensino do Estado de São Paulo.

  • Miriam Viridiana Verastegui Juarez, Universidade Federal de São Carlos

    Doutora em Educação Especial pelo programa de Pós Graduação em Educação Especial da UFSCar. Possui mestrado em Desenvolvimento e planejamento da educação pela "Universidad Autónoma Metropolitana-Xochimilco", México (2017). Graduada em Psicologia pela "Universidad Nacional Autónoma de México- Zaragoza" (2013). Tem experiência na área da Educação Superior e no Ensino médio, com ênfase em Educação Especial e com pessoas com deficiência auditiva sob a perspectiva bilíngue.

  • Juliane Aparecida de Paula Perez Campos, Universidade Federal de São Carlos

    Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2006), Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1999), Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), e Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2006). Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (início em 2009).

Downloads

Publicado

22-05-2025

Como Citar

PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A INCLUSÃO DOS ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL . (2025). Revista Educação Especial Em Debate, 10(19), 121-138. https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/45052