O ESTÁGIO CURRICULAR COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SABERES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores/as

Resumen

O objetivo desse texto é refletir sobre o estágio supervisionado enquanto atividade teórico-prática potencializadora da formação docente na área da educação especial e, de modo mais específico, no atendimento educacional especializado, a partir da experiência formativa vivenciada na sala de recursos multifuncionais de uma escola pública localizada município de Pau dos Ferros- RN. A experiência foi empreendida no âmbito do terceiro estágio supervisionado do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros, tendo como proposta possibilitar ao(à) graduando(a) a realização das atividades de estágio em espaços escolares e não escolares, que impliquem um trabalho de natureza pedagógica para além da sala de aula. Os resultados evidenciam a necessidade de os atendimentos serem planejados e organizados de modo a potencializar a construção do vínculo, a motivação e o envolvimentos dos(as) discentes com a tarefa, bem como o papel da formação inicial na construção de saberes e práticas pedagógicas de atendimento aos diferentes ritmos, estilos e modos singulares de aprendizagem. Outrossim, o estágio supervisionado em pauta viabilizou a articulação dos conhecimentos construídos em diferentes espaços e tempos da formação inicial, num processo de interligação de saberes e de exercício da criticidade.

Biografía del autor/a

  • Ana Beatriz Pereira Cavalcante, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF). Estagiária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Pau dos Ferros. Membro do Projeto de Extensão “Incluir: Estudos e debates sobre Educação Especial, Inclusão Social e Formação de Professores (as)” e voluntária no “Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE)”.

  • Sara Stéfanny Alves Freire, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Atualmente Professora da educação infantil - Colégio e Curso Vitória do Saber. Técnica em Biocombustíveis pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Apodi. Graduada no curso de Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Pau dos Ferros. Voluntária do Projeto de Extensão “Incluir: Estudos e Debates sobre Educação Especial, Inclusão Social e Formação de Professores (as)”.

  • Disneylândia Maria Ribeiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Professora do Departamento de Educação (CAPF/UERN), do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (PROFEI) e Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/CAPF). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pernambuco;  Graduada em Pedagogia (2003) pelo CAPF/UERN.  É líder do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd). Coordenadora do "Projeto Incluir: Estudos e debates sobre Educação Especial, Inclusão Social e Formação de Professores(as)". Membro-colaboradora do "Grupo de Pesquisa Pró-Inclusão" da Universidade Federal do Ceará. Pesquisadora da Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica AIIIIPe. Tem interesse de pesquisa em Educação Inclusiva, Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado, Saberes e Formação Docente.

Publicado

30-06-2025

Número

Sección

Artigos - Fluxo Contínuo

Cómo citar

O ESTÁGIO CURRICULAR COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SABERES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. (2025). Revista Educação Especial Em Debate, 10(20), 48-60. https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/45056