O ESTÁGIO CURRICULAR COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE SABERES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Resumen
O objetivo desse texto é refletir sobre o estágio supervisionado enquanto atividade teórico-prática potencializadora da formação docente na área da educação especial e, de modo mais específico, no atendimento educacional especializado, a partir da experiência formativa vivenciada na sala de recursos multifuncionais de uma escola pública localizada município de Pau dos Ferros- RN. A experiência foi empreendida no âmbito do terceiro estágio supervisionado do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros, tendo como proposta possibilitar ao(à) graduando(a) a realização das atividades de estágio em espaços escolares e não escolares, que impliquem um trabalho de natureza pedagógica para além da sala de aula. Os resultados evidenciam a necessidade de os atendimentos serem planejados e organizados de modo a potencializar a construção do vínculo, a motivação e o envolvimentos dos(as) discentes com a tarefa, bem como o papel da formação inicial na construção de saberes e práticas pedagógicas de atendimento aos diferentes ritmos, estilos e modos singulares de aprendizagem. Outrossim, o estágio supervisionado em pauta viabilizou a articulação dos conhecimentos construídos em diferentes espaços e tempos da formação inicial, num processo de interligação de saberes e de exercício da criticidade.













