INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
AVANÇOS E ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE
Resumo
Este estudo investiga como a Inteligência Artificial (IA) pode promover a inclusão e acessibilidade na educação profissional e tecnológica para alunos com deficiências. Baseando-se em Bardin (2011) para análise de conteúdo e em Burgstahler (2015) para acessibilidade digital, a pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e revisão sistemática da literatura. Os resultados demonstram que a IA pode personalizar o ensino (Luckin et al., 2016), facilitar a comunicação (Russell & Norvig, 2020) e melhorar a participação desses alunos no processo educacional. Evidenciou-se que tecnologias como reconhecimento de voz (Young et al., 2018), tutoria inteligente (Pane et al., 2014) e adaptação de materiais digitais (Evans, 2020) contribuem significativamente para a acessibilidade. No entanto, desafios como a falta de infraestrutura tecnológica e resistência dos docentes à adoção dessas ferramentas foram identificados. Conclui-se que a IA tem grande potencial para transformar a educação inclusiva, desde que políticas de suporte e capacitação sejam implementadas para garantir seu uso eficaz. Além disso, o referencial teórico foi reforçado em seções específicas do artigo, conectando os achados aos conceitos de educação inclusiva (Ainscow, Booth & Dyson, 2006) e inovação tecnológica na aprendizagem (Baker & Smith, 2018).













