INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

AVANÇOS E ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

Autores

  • Wesley Antonio Gonçalves Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM Campus Patrocínio https://orcid.org/0000-0001-5514-4851
  • Daiany Jacintha de Carvalho Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM

Resumo

Este estudo investiga como a Inteligência Artificial (IA) pode promover a inclusão e acessibilidade na educação profissional e tecnológica para alunos com deficiências. Baseando-se em Bardin (2011) para análise de conteúdo e em Burgstahler (2015) para acessibilidade digital, a pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e revisão sistemática da literatura. Os resultados demonstram que a IA pode personalizar o ensino (Luckin et al., 2016), facilitar a comunicação (Russell & Norvig, 2020) e melhorar a participação desses alunos no processo educacional. Evidenciou-se que tecnologias como reconhecimento de voz (Young et al., 2018), tutoria inteligente (Pane et al., 2014) e adaptação de materiais digitais (Evans, 2020) contribuem significativamente para a acessibilidade. No entanto, desafios como a falta de infraestrutura tecnológica e resistência dos docentes à adoção dessas ferramentas foram identificados. Conclui-se que a IA tem grande potencial para transformar a educação inclusiva, desde que políticas de suporte e capacitação sejam implementadas para garantir seu uso eficaz. Além disso, o referencial teórico foi reforçado em seções específicas do artigo, conectando os achados aos conceitos de educação inclusiva (Ainscow, Booth & Dyson, 2006) e inovação tecnológica na aprendizagem (Baker & Smith, 2018).

Biografia do Autor

  • Wesley Antonio Gonçalves, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM Campus Patrocínio

    Advogado, Professor Doutor no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, Campus Patrocínio. Membro de Comitê de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. Membro de Comissões Gestoras de Pós-Graduação. Avaliador de Cursos Superiores pelo INEP/MEC. Parecerista Ad-hoc e membro de equipe editorial em periódicos Qualis CAPES. Pesquisador - CNPq. Membro de Grupo de Pesquisa. Linha de pesquisa: (1) Teses do Direito Penal Aplicadas ao Direito Cibernético (2) Gestão Organizacional e com Pessoas; (3) Governança e Melhoria de Projetos e Processos de Software; (4) Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva.

    http://lattes.cnpq.br/2614763812696687

  • Daiany Jacintha de Carvalho, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM

    Atualmente Engenheira de Segurança do Trabalho na Prefeitura de Araguari. Experiência como professora da FACULDADE PITÁGORAS e escolas técnicas mecânicas e de Segurança do Trabalho. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, pós graduada em Engenharia de Segurança, MBA em Planejamento, MBA Gerenciamento de Projetos e Gestão Publica Municipal.

Downloads

Publicado

30-06-2025

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo

Como Citar

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: AVANÇOS E ESTRATÉGIAS PARA INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE. (2025). Revista Educação Especial Em Debate, 10(20), 157-177. https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/45089