EDUCAÇÃO SUPERIOR INCLUSIVA

DESAFIOS ENFRENTADOS POR DISCENTES COM TEA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Autores/as

Resumen

A universidade, enquanto local de ampla discussão, formação e construção do conhecimento, deve preocupar-se, também, com questões sociais, principalmente em relação aos alunos com deficiência, pois a inclusão de discentes com necessidades educacionais específicas nas instituições de ensino superior possibilita a redução de espaços excludentes. Nesse sentido, este artigo, que traz um recorte de uma pesquisa no âmbito do mestrado profissional em educação concluído em 2020, razão pela qual foi mantido o termo “necessidades educacionais específicas”, tem como objetivo: identificar e analisar os desafios enfrentados pelos discentes da UnB, diagnosticados com TEA, perante o processo de inclusão da vida acadêmica. Para tal, realizou-se uma investigação na Universidade de Brasília, com cinco alunos entre 22 e 39 anos, com diagnóstico de TEA, a partir de uma entrevista semiestruturada. Após a coleta dos dados, verificou-se que estão entre os desafios dos discentes: situações de solidão, de insatisfação com o curso, com a relação professor-aluno, com as amizades ou com a falta delas e com desconhecimento dos programas de apoio oriundos da universidade. A análise realizada evidenciou a necessidade constante de repensar os programas de apoio, a partir da escuta ativa dos alunos e das questões que surgem em suas experiências cotidianas.

Biografía del autor/a

  • Luana Lopes Bandeira, Universidade de Brasília

    Mestra em Educação pela Universidade de Brasília. Em 2009, concluiu pós-graduação com especialização em Gestão Pública pela Faculdade Fortium. Graduada em Secretariado Executivo pelo Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB (2005). Atualmente é servidora da Universidade de Brasília, ocupa o cargo de Secretário Executivo.

  • Alia Maria Barrios González, Universidade de Brasília

    Professora Adjunta na área de Psicologia da Educação, no Departamento de Teoria e Fundamentos (TEF), da Faculdade de Educação (FE), da Universidade de Brasília (UnB). Doutora e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília - UnB. Graduada em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Havana - UH, Cuba, com diploma revalidado pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília - UnB, Brasil. Experiência profissional nas áreas de Psicologia Escolar, Psicologia Clínica, Educação a Distância e Ensino Superior. Âmbitos de pesquisa: Educação em Direitos Humanos e Práticas Educativas, Processos de Socialização no Ciclo Vital, Ontogénese e Desenvolvimento Moral e de Valores na Perspectiva da Psicologia Cultural, Educação Inclusiva e Formação de Professores na Perspectiva da Diversidade, Corporeidade e Educação, Educação e Saúde em contextos de Educação Formal, Dificuldades de Aprendizagem e Queixa Escolar, Processos Educativos e Atuação em Psicologia Escolar. Áreas de atuação: Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento Moral, Psicologia Escolar, Psicologia da Educação, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA, Ensino Superior, Educação a Distância, Educação em Direitos Humanos e Educação Inclusiva.

Publicado

22-05-2025

Cómo citar

EDUCAÇÃO SUPERIOR INCLUSIVA: DESAFIOS ENFRENTADOS POR DISCENTES COM TEA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. (2025). Revista Educação Especial Em Debate, 10(19), 63-79. https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/45133