PRÁTICAS CURRICULARES NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Helena Neuza Conde de Morais Universidade Federal do Pará
  • Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa

Resumo

O TEA é um transtorno que afeta o processo de desenvolvimento, gerando alterações significativas principalmente em duas áreas: comunicação social e comportamento, onde a criança possui um repertório limitado de interesses e atividades, padrões de comportamento repetitivos e estereotipados. Este estudo foi norteado pela seguinte questão: Como os artigos nacionais têm abordado as práticas curriculares docente na alfabetização de alunos com TEA? O objetivo geral foi identificar, nas publicações do tipo artigos, pesquisas sobre práticas curriculares na alfabetização de alunos com TEA. Para atingir, este objetivo foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica do tipo estado de conhecimento, nos periódicos científicos, através de busca eletrônica nas bases de dados disponibilizadas na biblioteca eletrônica Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, entre os anos de 2014 e 2024. Os resultados da análise dos artigos selecionados revelaram duas categorias principais de investigação: as dificuldades enfrentadas no processo de alfabetização de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a flexibilização curricular como prática docente. Os estudos sobre as dificuldades na alfabetização de alunos com autismo destacaram a importância de compreender e atender às necessidades específicas desses estudantes, promovendo estratégias de ensino personalizadas. Já os artigos relacionados à flexibilização curricular enfatizaram a necessidade de práticas inclusivas, para garantir o sucesso escolar dos alunos com TEA. Este estudo torna-se importante por ser uma pesquisa a mais para que os professores alfabetizadores reflitam sobre as possibilidades de flexibilização do currículo para esse público. Os resultados indicaram relativamente poucos estudos refletindo sobre a flexibilização curricular nos processos de alfabetização para indivíduos com TEA.

Biografia do Autor

  • Helena Neuza Conde de Morais, Universidade Federal do Pará

    Pedagoga, mestre em educação pelo Programa de Pós-graduação Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB), pelo Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB) da Universidade Federal do Pará (UFPA), especialista em Currículo e Avaliação da Educação Básica, pela Universidade da Amazônia. Professora de séries iniciais do Ensino Fundamental, na rede municipal de Belém; e Técnico Administrativo em Pedagogia na Universidade do Estado do Pará.

  • Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa

    Professora Adjunta IV da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Pará - UFPA/Campus Universitário de Bragança. Professora do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) /NEB /UFPA. Doutora em Educação pela UFPA.

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Publicado

30-06-2025

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo

Como Citar

PRÁTICAS CURRICULARES NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): DESAFIOS E POSSIBILIDADES. (2025). Revista Educação Especial Em Debate, 10(20), 30-47. https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/45189