OS “NÓS” QUE NOS DEVERIAM UNIR

Autores/as

  • Nelson Santos Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Resumen

Com este artigo pretendemos abordar e dar uma perspetiva crítica sobre a forma como se têm relacionado as políticas de Emprego, Educação e Vida Independente em Portugal. Defendemos que estes três eixos não podem ser vistos de forma separada e por isso urge articulação entre os mesmos para não continuarmos a perpetuar as condições de pobreza e exclusão das pessoas com condição de deficiência. Ter uma visão sistémica, em nossa opinião, permitirá desenvolver competências e desconstruir ideias preconcebidas sobre as pessoas com condição de deficiência. Com este objetivo realizámos uma reflexão aos conceitos e algumas práticas que necessitam de uma melhor articulação e operacionalização, daí termos optado por chamar Nós, no sentido de uma necessidade de ligação para tornar mais consistente aquilo que são as práticas em Portugal.

Biografía del autor/a

  • Nelson Santos, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

    Graduated in Basic Education - 1st Cycle; Master in Sciences of Education - Specialization in Special Education. He is a PhD student, in the area of Teacher Training, at the Institute of Education of the University of Lisbon. He develops his professional activity as coordinator of a specialised support team and special education teacher in Colégio Pedro Arrupe. He is also a guest lecturer at the Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) in the Postgraduate Special Education: Cognitive-Motor Field.

Publicado

22-05-2025

Cómo citar

OS “NÓS” QUE NOS DEVERIAM UNIR. (2025). Revista Educação Especial Em Debate, 10(19), 103-120. https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/45310