A CENTRALIDADE DA LINGUAGEM NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Autores/as

Resumen

É por meio da avaliação pedagógica que é possível levantar aspectos sobre o desenvolvimento e aprendizagem do aluno, as informações levantadas com tal ação são condições necessárias ao trabalho de planejamento do professor e isso não seria diferente no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi investigar e analisar como tem se configurado as práticas relacionadas à avaliação pedagógica do aluno com deficiência intelectual, no contexto do AEE, assim como indicar possibilidades de avaliação com foco na área da linguagem, neste contexto. Foram participantes deste estudo cinco professoras da Educação Especial da rede municipal de educação de uma cidade do estado de São Paulo. O procedimento de coleta de dados utilizado foi de grupo focal. O Software Atlas.Ti 8 foi utilizado para codificação e categorização dos relatos por temas relevantes que se constituíram em unidades de análise discutidas com base na teoria histórico-cultural. As professoras participantes apresentaram limites nas concepções acerca do aluno com deficiência intelectual, pautadas em definições com ênfase no laudo, apoiadas prioritariamente no modelo médico, o que, consequentemente, configura-se num contexto para avaliação da aprendizagem pouco prospectivo, sem referentes ou indicativos pedagógicos para nortear a prática educativa direcionada a este aluno. Com base nisto, a possibilidade apresentada, neste trabalho, seria a de um olhar avaliativo mais atento ao desenvolvimento das funções psíquicas superiores, especificamente, na área da linguagem. Tal indicativo pode servir como referência para construção de futuros instrumentos ou referenciais de avaliação na área da deficiência intelectual.

Biografía del autor/a

  • Fernanda Oscar Dourado Valentim, Secretaria Municipal de Educação de Marília/SP

    Doutora em Educação (2022) na linha Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Mestre em Educação, bolsista FAPESP, com pesquisa na área da Deficiência Intelectual, Avaliação da aprendizagem escolar e Formação de professores (2011). Com graduação em Pedagogia (2006), bolsista PIBIC/CNPq/CAPES, pela mesma universidade, com Habilitação em Educação Especial (Áreas: Deficiência Auditiva e Deficiência Intelectual). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Social (GEPIS\CNPq). Atualmente atua como Professora de ensino fundamental I na Secretaria Municipal de Marília/SP e professora do Curso de Especialização em Educação Especial com Ênfase no Transtorno do Espectro Autista TEA e do Curso de Especialização em Educação Especial com ênfase no Atendimento Educacional Especializado - Convênio entre CDeP3 da Unesp e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

  • Anna Augusta Sampaio de Oliveira, Universidade Estadual Paulista - UNESP Campus de Marília

    Bolsista Produtividade - CNPQ, nível 1D. Professora Adjunta da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), na graduação e pós-graduação. Pós-doutora em Educação (USP), Livre-docente em Educação Especial (UNESP), Doutora em Educação (UNESP), Mestre em Educação Especial (UFSCar), Pedagoga com habilitação em Educação Especial, área da deficiência visual (USP). Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional de Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI/CAPES) de 2019 a 2023. Membro Titular da Comissão Permanente de Avaliação da Unesp (CPA/UNESP) e do Grupo de Avaliação Institucional (GRAI/CPA/UNESP). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Social (GEPIS\CNPq). Coordenadora de Convênio entre a Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional e Práticas Pedagógicas (CDeP3) da Unesp e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo para a oferta do Curso de Especialização em Educação Especial com Ênfase no Transtorno do Espectro Autista TEA e do Curso de Especialização em Educação Especial com ênfase no Atendimento Educacional Especializado, do qual é a coordenadora pedagógica. Possui publicação regular de livros, capítulos e artigos científicos, nacionais e internacionais sobre temas de sua área. Destaca-se a idealização e elaboração do Referencial de Avaliação da Aprendizagem na área da deficiência intelectual, para o Ensino Fundamental, ciclos 1 e 2 e para a Educação de Jovens e Adultos EJA (RAADI ciclo I, ciclo II e EJA) e acompanhou a aplicação do RAADI-ciclo I na Rede de Ensino do Município de São Paulo. Em termos de gestão acadêmica foi indicada em 2016 como o terceiro nome em ordem de sucessão para substituir a direção da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC\Unesp), exerceu por quatro anos a função de vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, quando o programa alcançou o conceito 6 pela CAPES. Tem experiência na coordenação de cursos de especialização, em parceria com a Secretaria Municipal e Estadual de Educação de São Paulo, nas modalidades presencial e semipresencial, com o uso dos recursos do Ensino a Distância (EaD), na área da Educação Especial. Coordenou um projeto internacional e interinstitucional envolvendo a Universidade de Havana (Cuba), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) e a Unesp. Áreas de atuação: educação especial, educação inclusiva, educação infantil. política educacional, avaliação pedagógica, currículo escolar, deficiência intelectual e transtorno do espectro autista. Estudiosa do Enfoque Histórico-cultural. 

Publicado

22-05-2025

Cómo citar

A CENTRALIDADE DA LINGUAGEM NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. (2025). Revista Educação Especial Em Debate, 10(19), 80-102. https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/45374