A CENTRALIDADE DA LINGUAGEM NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Resumen
É por meio da avaliação pedagógica que é possível levantar aspectos sobre o desenvolvimento e aprendizagem do aluno, as informações levantadas com tal ação são condições necessárias ao trabalho de planejamento do professor e isso não seria diferente no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi investigar e analisar como tem se configurado as práticas relacionadas à avaliação pedagógica do aluno com deficiência intelectual, no contexto do AEE, assim como indicar possibilidades de avaliação com foco na área da linguagem, neste contexto. Foram participantes deste estudo cinco professoras da Educação Especial da rede municipal de educação de uma cidade do estado de São Paulo. O procedimento de coleta de dados utilizado foi de grupo focal. O Software Atlas.Ti 8 foi utilizado para codificação e categorização dos relatos por temas relevantes que se constituíram em unidades de análise discutidas com base na teoria histórico-cultural. As professoras participantes apresentaram limites nas concepções acerca do aluno com deficiência intelectual, pautadas em definições com ênfase no laudo, apoiadas prioritariamente no modelo médico, o que, consequentemente, configura-se num contexto para avaliação da aprendizagem pouco prospectivo, sem referentes ou indicativos pedagógicos para nortear a prática educativa direcionada a este aluno. Com base nisto, a possibilidade apresentada, neste trabalho, seria a de um olhar avaliativo mais atento ao desenvolvimento das funções psíquicas superiores, especificamente, na área da linguagem. Tal indicativo pode servir como referência para construção de futuros instrumentos ou referenciais de avaliação na área da deficiência intelectual.













