ANGÚSTIAS E DESAFIOS DE PROFESSORES NA ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Authors

Abstract

O estudo traz uma análise sobre as angústias e os desafios acerca das práticas de alfabetização de professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental na área da deficiência intelectual em uma escola estadual no âmbito da SRE Linhares-ES. Para a coleta dos dados foram realizados encontros de grupo focal com professores de Língua Portuguesa, Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Pedagogas da escola investigada. A pesquisa fundamenta-se teórica e metodologicamente na perspectiva histórico-cultural de desenvolvimento humano elaborada por Vigotski e autores que discutem o campo da deficiência ancorados no materialismo histórico-dialético. Com base nas discussões realizadas no grupo focal, foi possível constatar que as angústias dos professores, participantes da pesquisa, relacionam-se à falta de formação na área da Alfabetização e da Educação Especial no que tange às especificidades de alunos com deficiência intelectual, ausência de trabalho colaborativo e excessivo número de alunos na sala de aula do ensino comum. Entre os desafios está em planejar atividades acessíveis que vão ao encontro da língua enquanto processo de interação e que privilegie o estudante como autor de seu próprio texto. Portanto, planejar estratégias de alfabetização diferenciadas e contextualizadas para estudantes com deficiência intelectual é um grande desafio às práticas e ações docentes, o que exige o comprometimento de todos os envolvidos e uma formação especial mais sólida dada a importância e complexidade no que tange a aprendizagem da escrita e produção textual de alunos com deficiência intelectual nos anos finais do ensino fundamental.

Author Biographies

  • Rita de Cassia Cristofoleti, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na área de Ensino e Práticas Culturais. Professora da Universidade Federal do Espírito Santo, campus São Mateus.

  • Ronise Stela Molina Grassi, Secretaria da Educação do Estado do Espírito Santo

    Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Aplicadas Sagrado Coração (1990). Atua na Superintendência Regional de Educação Linhares, na equipe de Supervisão Escolar.

  • Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (DELART).

Published

22-05-2025

How to Cite

ANGÚSTIAS E DESAFIOS DE PROFESSORES NA ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. (2025). Revista Educação Especial Em Debate, 10(19), 24-43. https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/45383