A CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Autores

  • Isabel Matos Nunes Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado que discute a configuração da Educação Especial na Rede Estadual de ensino do Espírito Santo a partir dos documentos oficiais da rede. Para o presente texto, tomam-se 2 categorias de análise estabelecidas a priori: (a) O lugar da Educação Especial na SEDU e SRE, onde faz-se um resgate histórico do organograma e a composição da equipe até os dias atuais; e (b) Organização da Educação Especial, a partir dos documentos norteadores da Educação Especial no Estado, que contemplam as diretrizes para a Educação Especial - 2024 e os dispositivos legais existentes. Tem como aporte teórico a abordagem do Ciclo de Políticas proposto por Stephen Ball e Richard Bowe, que adota atualmente uma perspectiva epistemológica  que combina coleta de dados modernista e teorização pós-estrutural, mantendo a complexidade e o dinamismo do mundo social e da educação. As mudanças empreendidas têm considerado a Educação Especial no planejamento da oferta educacional da rede, mas ainda há questões pedagógicas, como a articulação entre os professores do ensino regular e da Educação Especial, e de infraestrutura para serem possibilitadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Matos Nunes, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora Adjunta I na Universidade Federal do Espírito Santo, campus São Mateus/ES, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação Básica (PPGEEB/Ceunes/UFES)

Downloads

Publicado

31-12-2024

Como Citar

Nunes, I. M. (2024). A CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Revista Educação Especial Em Debate, 9(18), 111–127. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/45452

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo