A CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Resumo
Apresenta o recorte de uma pesquisa de mestrado que discute a configuração da Educação Especial na Rede Estadual de ensino do Espírito Santo a partir dos documentos oficiais da rede. Para o presente texto, tomam-se 2 categorias de análise estabelecidas a priori: (a) O lugar da Educação Especial na SEDU e SRE, onde faz-se um resgate histórico do organograma e a composição da equipe até os dias atuais; e (b) Organização da Educação Especial, a partir dos documentos norteadores da Educação Especial no Estado, que contemplam as diretrizes para a Educação Especial - 2024 e os dispositivos legais existentes. Tem como aporte teórico a abordagem do Ciclo de Políticas proposto por Stephen Ball e Richard Bowe, que adota atualmente uma perspectiva epistemológica que combina coleta de dados modernista e teorização pós-estrutural, mantendo a complexidade e o dinamismo do mundo social e da educação. As mudanças empreendidas têm considerado a Educação Especial no planejamento da oferta educacional da rede, mas ainda há questões pedagógicas, como a articulação entre os professores do ensino regular e da Educação Especial, e de infraestrutura para serem possibilitadas.