IMPACTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM AUTISMO
UMA ANÁLISE HISTÓRICA E PERSPECTIVAS FUTURAS
Abstract
Este artigo tem como objetivo apresentar o impacto das políticas públicas na educação das pessoas com autismo, destacando tanto o contexto histórico quanto os desafios atuais e perspectivas futuras. Detém-se, principalmente, nos percursos históricos da escolarização e nas atividades desenvolvidas para garantir o direito à educação. Utiliza uma metodologia qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo documental, à luz do aporte teórico e metodológico da perspectiva histórico-cultural. A análise dos dados permitiu compreender que o caminho percorrido pelas pessoas com autismo na educação teve momentos de avanços e retrocessos em um movimento não linear. Os dados indicam ainda que, embora as escolas especiais tenham ocupado um espaço na vida das pessoas com autismo durante parte de sua escolarização, é no ensino comum que elas têm a oportunidade de aprender com os diferentes atores que compõem a diversidade humana. Esta contribuição é significativa, pois destaca a importância da inclusão no ensino comum para o desenvolvimento das habilidades sociais e acadêmicas dos estudantes com autismo, promovendo uma educação mais equitativa e inclusiva.













