IMPACTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM AUTISMO

UMA ANÁLISE HISTÓRICA E PERSPECTIVAS FUTURAS

Authors

  • Emilene Coco dos Santos Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar o impacto das políticas públicas na educação das pessoas com autismo, destacando tanto o contexto histórico quanto os desafios atuais e perspectivas futuras. Detém-se, principalmente, nos percursos históricos da escolarização e nas atividades desenvolvidas para garantir o direito à educação. Utiliza uma metodologia qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo documental, à luz do aporte teórico e metodológico da perspectiva histórico-cultural. A análise dos dados permitiu compreender que o caminho percorrido pelas pessoas com autismo na educação teve momentos de avanços e retrocessos em um movimento não linear. Os dados indicam ainda que, embora as escolas especiais tenham ocupado um espaço na vida das pessoas com autismo durante parte de sua escolarização, é no ensino comum que elas têm a oportunidade de aprender com os diferentes atores que compõem a diversidade humana. Esta contribuição é significativa, pois destaca a importância da inclusão no ensino comum para o desenvolvimento das habilidades sociais e acadêmicas dos estudantes com autismo, promovendo uma educação mais equitativa e inclusiva.

Author Biography

  • Emilene Coco dos Santos, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física (2000), mestrado (2012) e doutorado (2017) em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e Licenciatura em Pedagogia (2023) pela Universidade de Uberaba. Atualmente é professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal do Espírito Santo.

Published

22-05-2025

How to Cite

IMPACTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS COM AUTISMO: UMA ANÁLISE HISTÓRICA E PERSPECTIVAS FUTURAS. (2025). Revista Educação Especial Em Debate, 10(19), 7-23. https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/45454