REBUSCANDO DESENHOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
O ESPAÇO PÚBLICO E O FAZER PEDAGÓGICO EM QUESTÃO
Resumo
A formação docente é um tema emergente para a educação especial e inclusiva hoje no Brasil, com destaque para a necessidade de integração entre formação e prática pedagógica, viabilizada pelo poder público. O objetivo geral do presente artigo foi discutir a importância de políticas públicas que atendam às demandas educacionais, reduzam os custos sociais e econômicos da exclusão e considerem as experiências dos sujeitos envolvidos na construção da inclusão no cotidiano escolar. Para tanto, foi apresentado e discutido qualitativamente um relato de experiência de uma formação continuada oferecida pelo Instituto Benjamin Constant (IBC) em Rio das Flores, uma cidade do interior fluminense, em 2023. A formação proposta se destaca por associar a oferta de um curso à sua continuidade em encontros de assessoria ao longo de seis meses, as quais eram conduzidas por planos de trabalho perfilados por aluno. A análise mobilizou documentos normativos sobre formação continuada e formativa, além de discussões presentes na literatura que impactam diretamente a conformação da temática, com destaque para a mercantilização da educação e a falta de recursos para a educação especial e inclusiva. Os resultados demonstraram avanços na prática pedagógica dos profissionais participantes, a partir de uma experiência formativa específica, focada na deficiência visual, que integrou teoria e prática e foi construída horizontalmente com a rede atendida.