REBUSCANDO DESENHOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

O ESPAÇO PÚBLICO E O FAZER PEDAGÓGICO EM QUESTÃO

Autores

  • Fabiana Alvarenga Rangel Instituto Benjamin Constant (IBC)

Resumo

A formação docente é um tema emergente para a educação especial e inclusiva hoje no Brasil, com destaque para a necessidade de integração entre formação e prática pedagógica, viabilizada pelo poder público. O objetivo geral do presente artigo foi discutir a importância de políticas públicas que atendam às demandas educacionais, reduzam os custos sociais e econômicos da exclusão e considerem as experiências dos sujeitos envolvidos na construção da inclusão no cotidiano escolar. Para tanto, foi apresentado e discutido qualitativamente um relato de experiência de uma formação continuada oferecida pelo Instituto Benjamin Constant (IBC) em Rio das Flores, uma cidade do interior fluminense, em 2023. A formação proposta se destaca por associar a oferta de um curso à sua continuidade em encontros de assessoria ao longo de seis meses, as quais eram conduzidas por planos de trabalho perfilados por aluno. A análise mobilizou documentos normativos sobre formação continuada e formativa, além de discussões presentes na literatura que impactam diretamente a conformação da temática, com destaque para a mercantilização da educação e a falta de recursos para a educação especial e inclusiva. Os resultados demonstraram avanços na prática pedagógica dos profissionais participantes, a partir de uma experiência formativa específica, focada na deficiência visual, que integrou teoria e prática e foi construída horizontalmente com a rede atendida.

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Biografia do Autor

Fabiana Alvarenga Rangel, Instituto Benjamin Constant (IBC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora do Instituto Benjamin Constant, onde atua na escola de educação básica do Departamento de Educação (IBC). E-mail: fabianarangel@ibc.gov.br

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

Rangel, F. A. (2024). REBUSCANDO DESENHOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: O ESPAÇO PÚBLICO E O FAZER PEDAGÓGICO EM QUESTÃO. Revista Educação Especial Em Debate, 9(18), 92–110. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/46392

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo