INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A INTERFACE EDUCAÇÃO E SAÚDE

Autores

  • Sheila de Quadros Uzêda Universidade Federal da Bahia
  • Sonia Lopes Victor Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O presente trabalho resulta da pesquisa realizada no pós-doutorado e teve como objetivo identificar os conhecimentos produzidos sobre a interface entre educação e saúde nas políticas e práticas relativas ao processo de inclusão escolar de crianças com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades, na Educação Infantil. Optou-se pela pesquisa bibliográfica, numa abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Somado a isso, buscou-se artigos científicos que subsidiassem a análise e a discussão sobre a temática, na Base de Dados SciELO (Scientific Electronic Library Online). Dentre os resultados encontrados, destacou-se a dificuldade de acesso das crianças à Educação Infantil, principalmente no segmento da creche; a força da iniciativa privada na disputa pela gestão e financiamento da Educação Infantil e da Educação Especial; e a desarticulação entre os serviços de saúde, de educação e o atendimento educacional especializado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila de Quadros Uzêda, Universidade Federal da Bahia

Pós-doutora em Educação pela UFES. Professora de Educação Especial na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador/BA. E-mail: sheilauzeda@ufba.br

Sonia Lopes Victor, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-doutora em Educação Especial pela UFSCar. Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). E-mail: sonia.victor@hotmail.com

Downloads

Publicado

31-12-2024

Como Citar

Uzêda, S. de Q., & Victor, S. L. (2024). INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A INTERFACE EDUCAÇÃO E SAÚDE. Revista Educação Especial Em Debate, 9(18), 22–39. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/46396

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo