INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A INTERFACE EDUCAÇÃO E SAÚDE
Resumo
O presente trabalho resulta da pesquisa realizada no pós-doutorado e teve como objetivo identificar os conhecimentos produzidos sobre a interface entre educação e saúde nas políticas e práticas relativas ao processo de inclusão escolar de crianças com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades, na Educação Infantil. Optou-se pela pesquisa bibliográfica, numa abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Somado a isso, buscou-se artigos científicos que subsidiassem a análise e a discussão sobre a temática, na Base de Dados SciELO (Scientific Electronic Library Online). Dentre os resultados encontrados, destacou-se a dificuldade de acesso das crianças à Educação Infantil, principalmente no segmento da creche; a força da iniciativa privada na disputa pela gestão e financiamento da Educação Infantil e da Educação Especial; e a desarticulação entre os serviços de saúde, de educação e o atendimento educacional especializado.