ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES COMO DISPOSITIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DO ALUNO COM AUTISMO

Autores

  • Clayne Mirele Pereira Teixeira Universidade Federal de Sergipe
  • Camila Santana Miranda Universidade Federal de Sergipe
  • Rosana Carla do Nascimento Givigi Universidade Federal de Sergipe

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender as dificuldades no processo do desenvolvimento da escrita de um aluno com autismo, e a contribuição da adaptação de atividades para o atendimento das demandas específicas. Pesquisas nacionais dos últimos 10 anos mostram uma carência de estudos sobre tal temática, demonstrando a importância de provocar reflexões acerca das dinâmicas que envolvem o desenvolvimento da escrita e a adaptação de atividades para alunos com Transtorno do Espectro Autista. Metodologicamente é de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação colaborativa-crítica, propondo a espiral autorreflexiva e considerando a construção coletiva entre pesquisador e sujeitos da pesquisa. Além disso, a pesquisa também se configura como do tipo estudo de caso. Para tanto, retorna a 20 atendimentos de um adolescente com autismo, com foco na leitura e escrita, analisando os relatórios descritivo-analíticos desses atendimentos. São apresentadas as adaptações de atividades produzidas para atender a demanda específica desse aluno, e os resultados alcançados nesse percurso. Como resultados destacam-se a adaptação de 15 atividades; a importância da ludicidade e do planejamento para o processo de aprendizagem; o trabalho de parceria grupal como dispositivo para a aprendizagem; a mudança de atitude do aluno frente à aprendizagem da escrita; o desenvolvimento de funções mentais superiores; o avanço na aquisição da escrita; o desenvolvimento da compreensão textual, e a modificação do aluno para o pertencimento do lugar de sujeito aprendente. Conclui-se que, no tensionamento entre o coletivo e o singular, é possível a construção de um processo de ensino-aprendizagem que valorize a diversidade e colabore para a construção de uma escola inclusiva.

Biografia do Autor

  • Clayne Mirele Pereira Teixeira, Universidade Federal de Sergipe

    Fonoaudióloga. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/UFS. Grupo de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisa da Linguagem e Comunicação Alternativa (GEPELC/UFS). 

  • Camila Santana Miranda, Universidade Federal de Sergipe

    Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/ UFS. Grupo de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisa da Linguagem e Comunicação Alternativa (GEPELC/UFS).

  • Rosana Carla do Nascimento Givigi, Universidade Federal de Sergipe

    Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju – SE - Brasil. Profa. Associada do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGED. Pós doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

30-06-2025

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo

Como Citar

ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES COMO DISPOSITIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DO ALUNO COM AUTISMO. (2025). Revista Educação Especial Em Debate, 10(20), 7-29. https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/49057