PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DISLEXIA, E O SEU IMPACTO NA APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Alberto Sasendo Sachivoca Estevão Instituto Superior de Ciências de Educação de Benguela (ISCED)

Resumen

Este artigo visa descrever a percepção dos professores sobre a inclusão dos alunos com dislexia e o seu impacto na aprendizagem, no Complexo Escolar “11 de Novembro” Nº 94CCM2-I.E.C.A do Município de Menongue, província do Cuando Cubango. Onde o realce da nossa investigação recai aos professores do ensino primário e Iº Ciclo, na 4ª e 5ª classe. Desta feita fez-se um estudo de natureza qualitativa com recurso ao método de estudo de caso, onde recorremos aos instrumentos de recolha de dados tais como: observação, entrevista semiestruturada, questionário e diário de campo. Participaram da nossa investigação 5 professor, 2 membros da direção da escola e 15 alunos. Os resultados apontaram que face a prevalência constante da dislexia na escola os professores têm encontrado muitos empecilhos em lidar com estes alunos, alegando falta de meios, métodos, preparação adequada para contornar a situação, sendo estas ferramentas necessárias na implementação de salas de aulas inclusivas com vista a superação da aprendizagem dos alunos com dificuldade de dislexia, outro sim a uma grande desmotivação dos alunos disléxicos, pois eles se sentem inaptos para aprendizagem, o que os leva a apresentar uma atitude depressiva perante as dificuldades, sem uma intervenção e um suporte emocional adequado, é um factor preponderante que não ajuda na construção de capacidade de resiliência. Porém, os alunos precisam sentir-se seguros no ambiente em que ocorre a aprendizagem. 

Biografía del autor/a

  • Alberto Sasendo Sachivoca Estevão, Instituto Superior de Ciências de Educação de Benguela (ISCED)

    Docente no Instituto Superior de Ciências de Educação de Benguela (ISCED), Licenciado em Psicologia, na opção Desenvolvimento e Educação pelo Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela; Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Educação na Universidade Jean Piaget de Angola.

Publicado

30-06-2025

Número

Sección

Artigos - Fluxo Contínuo

Cómo citar

PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DISLEXIA, E O SEU IMPACTO NA APRENDIZAGEM. (2025). Revista Educação Especial Em Debate, 10(20), 138-156. https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/49242