PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DISLEXIA, E O SEU IMPACTO NA APRENDIZAGEM
Resumen
Este artigo visa descrever a percepção dos professores sobre a inclusão dos alunos com dislexia e o seu impacto na aprendizagem, no Complexo Escolar “11 de Novembro” Nº 94CCM2-I.E.C.A do Município de Menongue, província do Cuando Cubango. Onde o realce da nossa investigação recai aos professores do ensino primário e Iº Ciclo, na 4ª e 5ª classe. Desta feita fez-se um estudo de natureza qualitativa com recurso ao método de estudo de caso, onde recorremos aos instrumentos de recolha de dados tais como: observação, entrevista semiestruturada, questionário e diário de campo. Participaram da nossa investigação 5 professor, 2 membros da direção da escola e 15 alunos. Os resultados apontaram que face a prevalência constante da dislexia na escola os professores têm encontrado muitos empecilhos em lidar com estes alunos, alegando falta de meios, métodos, preparação adequada para contornar a situação, sendo estas ferramentas necessárias na implementação de salas de aulas inclusivas com vista a superação da aprendizagem dos alunos com dificuldade de dislexia, outro sim a uma grande desmotivação dos alunos disléxicos, pois eles se sentem inaptos para aprendizagem, o que os leva a apresentar uma atitude depressiva perante as dificuldades, sem uma intervenção e um suporte emocional adequado, é um factor preponderante que não ajuda na construção de capacidade de resiliência. Porém, os alunos precisam sentir-se seguros no ambiente em que ocorre a aprendizagem.













