FIGURAÇÃO E PROCESSO DE INDIVIDUALIZAÇÃO:
A PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS DE VIDA DE JOVENS ADULTOS COM TDAH
Résumé
A pesquisa insere-se no campo da investigação qualitativa, configurando-se como estudo de caso, do qual participam um rapaz e uma moça diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Objetiva compreender os sentidos que jovens adultos atribuem às suas experiências de vida e a si mesmos, enquanto indivíduos que vivenciam essa condição, considerando suas relações interpessoais em
diferentes figurações: familiar, acadêmica, profissional e terapêutica. Os dados foram gerados por meio de narrativas de experiências de vida, recolhidos em mensagens escritas e áudios via WhatsApp, além de videoconferências. As abordagens foram orientadas por questões semiestruturadas, para oportunizar maior fluidez aos relatos. Na interpretação das narrativas de experiências de vida emergentes na conversa (Mishler, 1986; 1999; Butler, 2005; Linde, 1993), observamos as estruturas avaliativas (Labov; Waletzky, 1967), por meio das quais os sujeitos organizam essas experiências e revelam formas de coação externa de desempenho e autocontrole, internalizadas sob a forma de autocoação.
Ancoramos a análise também nos conceitos eliasianos de figuração, interdependência (Elias,1994a; 1994b), que nos permitiram compreender essas experiências como fenômenos não apenas individuais, mas como expressões de processos resultantes de inter-relações, pautadas em discursos institucionais e expectativas normativas. As análises demonstram o caráter performativo do narrar e a agentividade com que os sujeitos constroem processualmente sua individualização, ressignificando sua condição. Com base nos conteúdos produzidos e analisados a partir de leitura crítica (Minayo, 2012), o estudo supre uma lacuna nas pesquisas sobre TDAH, ao discutir noções de normalidade, desvio e reconhecimento social.
Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); narrativas de experiências de vida; figuração; processo de individualização.














