FATORES QUE IMPACTAM A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR:

UM ESTUDO DE CASO EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS E MEXICANAS

Autores

  • Lucas de Souza Leite Universidade Federal do Espírito Santo
  • Adriana Teixeira Costa Universidade Federal do Espírito Santo
  • Edson Pantaleão Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo identificar e analisar fatores específicos que atravessam a trajetória de estudantes com deficiência, analisando como impactam os processos de ensino e aprendizagem na Educação Superior. Os dados foram produzidos em quatro universidades, Universidade Federal do Espirito Santo e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) – Brasil e Univerdad Veracruzana (UV) e Universidade de Guadalajara (UdeG) – México. Como aporte teórico, os dados foram analisados a partir do quadro teórico que versa sobre a temática e nos pressupostos da Teoria Sociológica Figuracional de Norbert Elias. A análise dos dados permitiu identificar e categorizar quatro fatores que impactam positivamente (serviços e recursos de apoio, atitudes sociais inclusivas e práticas pedagógicas, recursos de tecnologias e relação interpessoal) e três que impactam negativamente (infraestrutura e Materiais específicos, comunicação e Informação, formação docente e Práticas pedagógicas) os processos de ensino e aprendizagem dos estudantes com deficiência na Educação Superior.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Superior. Processos de Inclusão. Política de Permanência.

Biografia do Autor

  • Lucas de Souza Leite, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutorando em Educação (PPGE/Ufes), Mestre em Educação (2022) e Graduado em Geografia/Licenciatura (2019) pela UFES e Pedagogia (2025) pela Uniasselvi. Professor de Educação Especial (SEME/Cariacica) e integrante do grupo de pesquisa (CNPq): Política, Gestão e Inclusão Escolar (GRUPGIE).

  • Adriana Teixeira Costa, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduada em Pedagogia - Licenciatura, pela Universidade Federal do Espírito Santo, atuando como bolsista da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), e integrante do grupo de pesquisa (CNPq): Politica, Gestão e Inclusão Escolar (GRUPGIE), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFES).

  • Edson Pantaleão, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutor em Educação (2009), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFES) e Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Líder do grupo de pesquisa (CNPq):  “Políticas, Gestão e Inclusão Escolar: contextos e processos sociais (UFES), Professor Adjunto IV do Departamento de Educação, Política e Sociedade (UFES/CE/DEPS), atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPPGE/UFES). 

Downloads

Publicado

30-12-2025

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo

Como Citar

FATORES QUE IMPACTAM A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR:: UM ESTUDO DE CASO EM UNIVERSIDADES BRASILEIRAS E MEXICANAS. (2025). Revista Educação Especial Em Debate, 10(21), 28-47. https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/51519