ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL

RESPONSABILIDADE DA EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo foi pensar sobre o desenvolvimento socioemocional nas altas habilidades/superdotação (AH/SD). Para isso, avaliou-se o desempenho de dez pessoas com AH/SD em reconhecer expressões faciais em um estudo exploratório e quanti-qualitativo no qual os participantes foram 5 mulheres e 5 homens de 20 a 41 anos. O instrumento utilizado foi o Questionário de Reconhecimento de Expressões Faciais e a principal base teórica foi Keltner e Ekman (2000), Ekman (1993, 1984, 1999) e Dabrowski (1938, 1964, 1996, 2016). Os resultados foram que a maioria mostrou de bom a muito bom desempenho em reconhecer emoções em expressões faciais. As expressões mais reconhecidas foram surpresa e raiva e as menos reconhecidas foram vergonha e amor. O desempenho em reconhecer expressões faciais se relaciona com o perfil emocional e o nível de desenvolvimento da pessoa com AH/SD, o que influencia a construção e manutenção de suas relações interpessoais e a qualidade de sua vida. Considera-se que é fundamental a construção de atendimento educacional e de saúde especializados voltados ao âmbito socioemocional deste público como suporte ao seu potencial de desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Patricia Neumann, Universidade Estadual do Centro Oeste

Mestra em Educação e Psicanalista. Atua na Educação Especial, Altas Habilidades/Superdotação e Avaliação Psicoeducacional. Universidade Estadual do Centro Oeste, Guarapuava – PR. https://orcid.org/0000-0002-2017-9357. E-mail: souhumanista@gmail.com

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Publicado

16-04-2021

Como Citar

Neumann, P. (2021). ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL: RESPONSABILIDADE DA EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA. Revista Educação Especial Em Debate, 5(10), 15–36. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/32806

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo