Inclusão no Ensino Superior
Uma análise da literatura brasileira entre 2010-2020
Abstract
A presente investigação tem por objetivo compreender o panorama da produção científica envolvendo a inclusão dos alunos público-alvo da Educação Especial no Ensino Superior, no recorte temporal de 2010 a 2020. Foram analisados nove artigos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem quali-quantitativa, do tipo descritiva, investigando a produção das revistas científicas brasileiras. Notam-se avanços e descontinuidades da produção científica através dos anos, impulsionados pelo aparecimento de diferentes Leis, Decretos e Políticas da área de Educação Especial na perspectiva inclusiva e seu processo histórico no cenário brasileiro. Ao final observou-se avanços na pesquisa referente a temática, porém o Ensino Superior acessível se mostra ainda um desafio para ser concretizado. Os artigos analisados apontam no sentido de despreparo dos profissionais, enfatizando lacunas na formação inicial e uma consequente insegurança quanto a ações teórico-metodológicas acessíveis.