A INCLUSÃO PEDAGÓGICA NO INTERIOR DOS CURSOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE, NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚLICA NO DF
Abstract
O objetivo do artigo é apresentar a análise das percepções de alunos deficientes sobre a trajetória da formação nos cursos profissionalizantes, em termos pedagógicos e sociais. A metodologia qualitativa incluiu a teoria fenomenológica de Husserl que valoriza o significado que as pessoas atribuem ao vivencial. Constituíram-se como aporte teórico as contribuições de Freire, Husserl, Vygostky, Sonza, Mantoan e Giorgi. Para coleta de informações e percepções, que permitissem a compreensão dos fenômenos, foram utilizados dois instrumentos semiestruturados – o questionário e a entrevista. Como participantes, três alunos, egressos de cursos técnicos, de 2014 a 2018, de instituição pública federal no Distrito Federal e três coordenadores pedagógicos de cursos técnicos. Participaram da entrevista aprofundada os alunos que se ofereceram espontaneamente, o que ocorreu por meio virtual, devido ao período de pandemia, que previa o afastamento presencial entre os protagonistas da pesquisa. A análise documental incluiu a legislação pertinente ao tema inclusão, as publicações bibliográficas registradas por buscadores da web e os documentos institucionais relativos aos projetos pedagógicos de cursos técnicos e demais marcos legais. Os resultados evidenciaram a necessidade de aprimoramento no tocante à formação continuada de educadores para lidarem com a diversidade de perfis de alunos com deficiências; a customização dos espaços tecnológicos no que se refere ao uso de softwares mediadores da aprendizagem; a composição multidisciplinar do NAPNE; a oferta de intérpretes para alunos com deficiências auditivas e parceria com empresas locais para vivência no Estágio Supervisionado.