A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM MINAS GERAIS

Authors

Abstract

Com este trabalho pretendemos apresentar análises preliminares da pesquisa em andamento sobre o processo de trabalho dos professores que atuam com os estudantes da educação especial no estado de Minas Gerais entre os anos de 2010 a 2020. Para este momento, propomos a apresentação do balanço de produções acadêmicas que realizamos sobre as pesquisas que abordaram esses professores na rede estadual de Minas Gerais. Para tanto, realizamos pesquisa nos portais de busca da CAPES, BDTD e Scielo, nos quais encontramos uma quantidade reduzida de trabalhos, mas que já nos possibilita analisar quais as abordagens, temas, referenciais e professores que são pesquisados neste estado específico. As perguntas que direcionaram nossas buscas foram, para além da quantidade, como os professores que atuam com esses sujeitos no estado de MG são pesquisados? Quais professores são privilegiados? Como é organizado seu trabalho nesta rede de ensino? Há vinculação entre as pesquisas acadêmicas e as políticas estaduais sobre educação especial? Após essa primeira análise preliminar pudemos perceber que o professor pesquisado por todas as pesquisas selecionadas é o professor de apoio. O professor do AEE não é mencionado, o que pode indicar o encaminhamento da política de educação especial deste estado para esse professor em específico. No estado de MG, esse profissional apresenta características diferenciadas ao ser redirecionado para os estudantes que apresentam dificuldades de comunicação, sendo denominado de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologia Assistiva (ACLTA). Tais elementos indicam a relação da produção acadêmica com a produção de consensos em torno da política de educação especial de MG.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Kamille Vaz, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação (UFSC). Professora efetiva da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Integrante do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (NETE/UFMG) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Especial e Direito Escolar (GEPEEDE/UFMG). Minas Gerais, Brasil.

Camila Paula Costa Viana, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista de Iniciação Científica Voluntária. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Direito Escolar (GEPEEDE) da FAE/UFMG. Minas Gerais, Brasil.

Published

16-06-2023

How to Cite

Vaz, K., & Paula Costa Viana, C. (2023). A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM MINAS GERAIS. Revista Educação Especial Em Debate, 7(14), 55–66. Retrieved from https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/41496