LÍNGUA PORTUGUESA E LIBRAS:
A EXPERIÊNCIA DO APRENDER SURDO
Abstract
O presente trabalho objetiva compartilhar alguns dos resultados de uma pesquisa de mestrado, realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A pesquisa objetivou analisar, pela perspectiva filosófica dos estudos surdos, o processo do aprender a Língua Portuguesa escrita, com base na experiência visual, apontando o saber relacional entre as línguas (oral escrita e a de sinais) e a produção híbrida adicionada a um novo lugar de inscrição destas práticas nos corpos surdos. A pesquisa refere-se a um estudo teórico com inspiração genealógica, com dados empíricos coletados em entrevistas e rodas de conversa com quatro participantes surdos sinalizadores. Os dados foram analisados pela perspectiva teórico-filosófica da diferença, especificamente nos estudos teóricos de Michel Foucault. Os instrumentos da pesquisa foram: observação, registro em caderno de campo, entrevista com os participantes surdos e rodas de conversa com a intervenção do pesquisador. Os resultados da pesquisa afirmam que o processo do aprender a Língua Portuguesa se forja na experiência com a língua de sinais e por ela se produz novos modos de vida constituídos numa matriz de experiência em que o sujeito é atravessado na interligação entre Libras e Língua Portuguesa.