O USO DAS TECNOLOGIAS PARA ACESSIBILIDADE DA COMUNIDADE SURDA NO PROCESSO EDUCACIONAL BRASILEIRO
Abstract
Este artigo tem por objetivo apresentar algumas propostas tecnológicas que possibilitam espaços e modos de inclusão digital e educacional para pessoas surdas, além das vantagens e viabilidade do seu uso para o processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa, de cunho bibliográfico, mostra uma como à tecnologia é uma aliada para construção do conhecimento, ainda mais quando nos referimos a alunos surdos que possui uma cultura visual e que necessita de recursos para que seu aprendizado seja significativo e de qualidade. Ao longo da trajetória da educação de surdos, foram obtidas diversas conquistas, porém ainda enfrentam diversas barreiras e uma dessa é a falta de acessibilidade comunicacional. Sabendo que a língua de sinais é de modalidade espaço-gesto-visual e sua estrutura difere-se das línguas orais, o desenvolvimento de recursos e tecnologias com apoio visual, ou, uso de “tradutores virtuais”, podem ser estratégias de incentivo à inserção do surdo e ao respeito às suas diferenças culturais e linguísticas. Desse modo, torna-se necessário cada vez mais pesquisas e programas que viabilizem o processo educacional dos surdos, pois o uso das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) nos diversos níveis de ensino são ferramentas indispensáveis para a aquisição de conhecimento e a comunicação dessa comunidade.