AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS ATENDIDAS PELA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
UMA ANÁLISE A PARTIR DOS RELATÓRIOS DESCRITIVOS
Abstract
Este artigo busca compreender os processos avaliativos em educação especial na educação infantil, tomando como pressuposto a análise de relatórios descritivos e os sentidos atribuídos à avaliação de crianças atendidas pela modalidade matriculadas em um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) na cidade de Vitória-ES. Fundamenta-se em autores como Esteban (2006) e Vygotsky (1984) e outros interlocutores para aprofundar o debate sobre a avaliação da aprendizagem na educação infantil em interface com a educação especial, considerando a importância dos registros descritivos e da documentação pedagógica como forma de contextualizar as aprendizagens e documentar as trajetórias escolares das crianças. Utiliza-se dos relatórios elaborados pelas docentes como fonte documental, analisando a estrutura e organização textual e os elementos presentes na escrita, destacando-se como o processo avaliativo tem compreendido as diferentes formas de manifestação e expressão das crianças e os percursos de aprendizagem e mediações pedagógicas constituídas que visem o desenvolvimento desses estudantes atendidos pela modalidade da educação especial. Como resultados, estabelece reflexões sobre os desafios existentes frente a processos avaliativos que implicam a documentação, a continuidade e a ação reflexiva docente, bem como as possibilidades da avaliação descritiva como importante instrumento do trabalho de professoras na elaboração do planejamento - metodologias, estratégias e recursos - para o atendimento às crianças público da educação especial.