CONTÁGIOS EMANCIPADORES

TEATRO E INTERAÇÃO ENTRE CRIANÇAS COM AUTISMO

Authors

Abstract

No teatro, contagiar é ser afetado pela presença física do outro. O contágio teatral pode provocar o olhar, modificar a expectação e promover interações estéticas entre sujeitos marcados pela diferença. Assim, o presente artigo teve como objetivo analisar a interação entre crianças com autismo a partir da linguagem teatral. Como metodologia foi utilizada a pesquisa-ação crítico-colaborativa no contexto da educação para o teatro. O trabalho de campo foi realizado entre o período de fevereiro de 2019 a novembro de 2019, uma vez por semana, durante 27 encontros em modalidade presencial. Para viabilizar a pesquisa foi utilizada a contação de história, o teatro de animação e a comunicação alternativa e ampliada. Os resultados apontam que as crianças conseguiram desenvolver a atenção, comunicação e interação por meio do teatro. Conclui-se que através do teatro as crianças com autismo podem interagir mutualmente e que essa linguagem artística é um importante catalisador da comunicação desses sujeitos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Laila Bianca Menezes Souza, Universidade Federal do Sergipe

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação – PPGED na Universidade Federal do Sergipe - UFS, da linha Educação, Cultura e Diversidade. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Comunicação Alternativa - GEPELC, UFS.

Lucas Wendel Silva Santos, Universidade Federal do Sergipe

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação– PPGED na Universidade Federal do Sergipe - UFS. Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Comunicação Alternativa - GEPELC, UFS.

Louise Carvalho da Conceição, Universidade Federal do Sergipe

Graduanda em Fonoaudiologia  - DFO/UFS. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Comunicação Alternativa  - GEPELC/UFS

Published

28-06-2024

How to Cite

Bianca Menezes Souza, L., Wendel Silva Santos, L., & Carvalho da Conceição, L. (2024). CONTÁGIOS EMANCIPADORES: TEATRO E INTERAÇÃO ENTRE CRIANÇAS COM AUTISMO. Revista Educação Especial Em Debate, 9(17), 167–186. Retrieved from https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/45037