FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PROJETO DO CAPITAL

Authors

  • Maria Helena Michels Universidade Federal de Santa Catarina

Abstract

O final do século XX e o início do século XXI tem sido palco de inúmeras contrarreformas educacionais, de matriz neoliberal. Como não poderia deixar de ser, a formação de professores em geral e a dos professores de educação especial, em específico, sofre vários ataques que tem expressões como o lócus e modalidade da sua formação, as concepções de ensino, de aprendizagem, de educação, de escola, de deficiência, entre outros. Dois eixos de análise sobre a formação inicial de professores de educação especial que, extraídos de pesquisa nacional intitulada “A formação do professor de Educação Especial no Brasil”, merecem destaque: a mercantilização na e da formação docente e as concepções de ensino e de aprendizagem apresentadas em suas proposições. No primeiro eixo, observamos dois aspectos que se entrelaçam: a relação com o público e o privado (maioria dos cursos em instituições privadas, com repasse dos recursos públicos) e a massificação da formação do professor pelo modelo EAD (com quase 67% da formação nessa modalidade). No segundo eixo, observamos também por, pelo menos dois movimentos, a precarização (ou secundarizarão) do ensino e a exaltação da aprendizagem individual e autônoma. Essa realidade compõe um projeto do capital para a educação e para a formação de professores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maria Helena Michels, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente da Universidade Federal de Santa Catarina, no Departamento de Estudos Especializados em Educação (DEED/CED/UFSC). E-mail: mhmichels@uol.com.br

Published

31-12-2024

How to Cite

Michels, M. H. (2024). FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PROJETO DO CAPITAL. Revista Educação Especial Em Debate, 9(18), 75–91. Retrieved from https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/46393