ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR: REVISÃO SISTEMÁTICA ENTRE OS ANOS DE 2013 E 2018
Resumen
O atendimento educacional hospitalar representa um importante serviço para alunos com impossibilidades de frequentar a escola regular devido aos acometimentos em seu estado de saúde, o que pode proporcionar problemas de ordem física, emocional e/ou social. O presente estudo objetivou documentar e analisar as publicações sobre esse tema, entre os anos de 2013 e 2018. Para isso, como abordagem metodológica, utilizou-se a revisão sistemática. A busca ocorreu em quatro das principais bases de dados nacionais: Portal de periódicos da Capes, Scielo, Google Acadêmico e Lilacs. Foram utilizados os seguintes termos de busca: classe hospitalar, atendimento educacional hospitalar e atendimento educacional aos alunos em tratamento de saúde. Os tipos de produções acadêmicas foram: artigos, monografias, dissertações e teses que tratavam do atendimento educacional hospitalar no período de 2013 a 2018. Foram selecionadas 233 publicações – 139 artigos, 46 monografias, 42 dissertações e 6 teses. Objetivando analisar o conteúdo dos estudos selecionados, eles foram categorizados por temáticas e divididos por 14 categorias. Conclui-se que as pesquisas vêm avançando e demonstrando cada vez mais a importância desse serviço. Em muitos Estados, o reconhecimento das classes hospitalares ainda precisa ser posto como um direito de todos os sujeitos em estado de hospitalização, visando à garantia da educação em quaisquer circunstâncias.
Palavras-chave: Educação especial. Classe hospitalar. Revisão sistemática.
Descargas
Citas
ARAÚJO, A.S.; CRUZ, G.C. A docência no contexto hospitalar: uma prática possível e necessária. Revista Educação Popular, Uberlândia, v. 13, n. 13, p. 25-35, 2013. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/27203. Acesso em: 16 mar. 2018.
ASSIS, W de. Classe hospitalar: um olhar pedagógico singular. São Paulo: Phorte Editora, 2009.
BARROS, R.C.R. Atendimento educacional hospitalar e domiciliar: uma pesquisa-ação. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia. 2016. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6335 #preview-link0. Acesso em: 26 fev. 2018.
BATISTA, A. da. S. Escolarização de crianças com doenças crônicas: "Eu presto atenção no que eles dizem, mas eles não dizem nada”. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/23387. Acesso em: 1 mar. 2019.
BRASIL. Ministério da educação. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Brasília: MEC/Seesp, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/livro9.pdf. Acesso em: 16 nov. 2017.
______. Ministério da Educação. Lei nº 13.716, de 24 de setembro de 2018. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), Brasília, 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ ato2015-2018/2018/Lei/L13716.htm. Acesso em: 5 nov. 2018.
CAVALCANTE, M. S. M.; GUIMARÃES, V. M. A.; ALMENIDA, S. E. S. Pedagogia hospitalar: histórico, papel e mediação com atividades lúdicas. Enfope, Aracaju, v. 8, n. 1, p. 58-70, 2015. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/1261/58. Acesso em: 6 mar. 2018. COÊLHO, A. F. V. C. M. B. Análise bioética do uso de artes expressivas no cuidado oncológico infantil em hospital público de Pernambuco. 2015. Dissertação (Mestrado em Bioética) – Universidade de Brasília, Brasília. 2015. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20629. Acesso em: 5 mar. 2018.
COSTA, A. B.; ZOLTOWSKI, A. P. C. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In: KOLLER, S. H.; COUTO, M. C. P de P.; HOHENDORFF, J. V. (org.). Manual de produção científica. Porto Alegre: Penso, 2014.
FERREIRA, M. K M. et al. Criança e adolescente cronicamente adoecidos e a escolarização durante a internação hospitalar. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 13 n. 3, p. 639-655, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br /readcube /epdf.php?doi=10.1590/1981-7746-sol00001&pid=S1981-77462015000300 639 &pdf _path=tes/v13n3/1981-7746-tes-13-03-0639.pdf&lang=pt. Acesso em: 14 fev. 2018. FONSECA. E. S. Atendimento escolar no ambiente hospitalar. São Paulo: Memnon, 2008.
FONTES, A.R. Legislação educacional que ampara a pedagogia hospitalar possibilitando a informação e a comunicação para pacientes em hospitais. SIMEDUC, Rio de Janeiro, v. 1, p. 1-16, 2016. Disponível em: file:///C:/Users/aline/Downloads/3330-11764-1-SM.pdf. Acesso em: 22 fev. 2018.
GONÇALVES, A, G.; MANZINI, E.J. Classe hospitalar: poesia, texto e contexto de crianças e adolescentes hospitalizados. Marília: ABPEE, 2011.
HOSTERT, P. C. C. P.; ENUMO, S. R. F.; LOSS, A. B. M. Brincar e problemas de comportamento de crianças com câncer de classes hospitalares. Psicologia, Teoria e Pratica, São Paulo, v. 16, n. 1, 2014. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872014000100011. Acesso em: 20 fev. 2018.
HOSTERT, P. C. C. P.; MOTTA, A. B.; ENUMO, S. R. F. Coping da hospitalização em crianças com câncer: a importância da classe hospitalar. Estudar Psicologia, Campinas, v. 32, n. 4, p. 627-639, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-166X2015000400627&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 21 fev. 2018.
LACERDA, F. B.; SILVA, R.F.G. A classe hospitalar no Estado do Pará: implantação e implementação. Marupiíra, Pará, v. 2, p. 66-81, 2015. Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/marupiira/article/view/913/613. Acesso em: 27 mar. 2018. LAIOLA, F. C. F. Subsídios para a educação hospitalar na perspectiva da educação inclusiva. 2013. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Pernambuco, Recife. 2013. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream /handle/123456789 /13047/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20CD.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 7 mar. 2018.
NEVES, I.; ALVES, L.; GONZALES, C. Jogos digitais nas classes hospitalares: desbravando novas interfaces. SJEE, Rio Grande do Sul, v. 1, p. 52-61, 2015. Disponível em: https://www.revistas .uneb.br/index.php/sjec/article/view/1243/840. Acesso em: 19 fev. 2018.
NUNES, C. N. Narrativas, saberes e práticas: a trajetória de formação do professor de classe hospitalar. 2014. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.unicid.edu.br/wpcontent/uploads/2015 /08/Disserta %C3%A7%C3%A3o-Cristiane-Nobre-Nunes.pdf. Acesso em: 21 fev. 2018.
OLIVEIRA, A. R. S.; NASCIMENTO, E. C. M.; ELEOTÉRIO, V. R. F. Tecnologias assistivas em classes hospitalares: possibilidades para inclusão de crianças e adolescentes com deficiência em tratamento oncológico. Cadernos de Pós-Graduação. São Paulo, v. 17, n. 1, p. 136-156, 2018. Disponível em: http://periodicos.uninove.br/index.php?journal= cade rnosdepos&page=article&op=view&path%5B%5D=7748&path%5B%5D=3778. Acesso em: 19 fev. 2018.
OTEIRO, L. S. et al. Pedagogia hospitalar conhecendo as suas modalidades de atendimento. Research, Society and Development, Universidad de la Rioja, Logroño/Espanha, v. 5, n. 1, p. 18-32, 2017. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6070031. Acesso em: 6 mar. 2018.
PACCO, A. F. R. Panorama das classes hospitalares brasileiras: formação e atuação docente, organização e funcionamento. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 2017. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2817/browse?type=author&value=Pacco%2C+Aline+Ferreira+Rodrigues. Acesso em: 30 set. 2017
PASSEGGI, M. C. et al. Narrativas autobiográficas com crianças na pesquisa qualitativa em educação: reflexões sobre procedimentos de análise. CIAIQ. Lisboa/Portugal, v. 1, 2017. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/view/1365. Acesso em: 30 set. 2017.
PAULA, E. M. A. T.; ZAIAS, T; SILVA, M. C. R. Políticas públicas em defesa do direito à educação: análise dos projetos de lei para expansão das classes hospitalares e atendimentos pedagógicos domiciliares no Brasil. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 4, n. 1, p. 54-68, 2015. Disponível em: http://www.seer.ufu.br /index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/31312. Acesso em: 19 mar. 2018
PEDROSA, E. M.; LUIZ, M. K. S. A construção de uma prática educativa através da tecnologia: um olhar para o ambiente hospitalar. Em rede, Porto Alegre, v. 4, n. 1, p. 155-165, 2017. Disponível em: http://aunirede.org.br/revista_2.4.8-2/index.php/emrede/article/view/170. Acesso em: 7 mar. 2018.
PIRES, J.C. Configuração da rede social de apoio das famílias de crianças e adolescentes em tratamento oncológico. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: http://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/5122. Acesso em: 5 mar. 2018.
RABELO, F. et al. Os saberes de formação do/a pedagogo/a no atendimento escolar à criança hospitalizada. Cadernos de Pesquisa, Maranhão, v. 23, n. 3, p. 31-43. 2016. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index. php/cadernosde pesquisa/article/view/5133/3532. Acesso em: 6 mar. 2018.
REIS, L. V. Trabalho docente e identidade nas classes hospitalares em Goiás. 2017. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2017. Disponível em :https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7677. Acesso em: 15 mar. 2018.
RODRIGUES, J.; SIMÕES, R. M. R. Nuances acerca da rotina de uma classe hospitalar: um estudo de caso. Evidência, Araxá, v.14, n.14, p. 193-202, 2018. Disponível em: file:///C:Users/Aline/Downloads/582-2158-1-SM.pdf. Acesso em: 2 mar. 2018.
RODRIGUES, K. R. et al. Pedagogia hospitalar: intervenções na unidade pediátrica a partir da contação de histórias. Semina, Londrina, v. 39, n. 1, p. 53-64, 2018. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/ seminasoc/article /view /33005/23807. Acesso em: 2 fev. 2019.
SANTANA, L. A.; RABELO, F. S.; CORREIA, J. R. Pedagogia hospitalar: uma contribuição saudável no processo de alfabetização de crianças hospitalizadas. Tempos e Espaços em Educação, Aracaju, v. 6, n. 10, p. 83-94, 2013. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article /vi ew/2296. Acesso em: 8 mar. 2018.
SANTOS, J. Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor em crianças com hepatopatias crônicas. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado em Processos Interativos dos órgãos e sistemas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/ri/bitstream/ri/197947/1/SANTOS%2c%20Juliana%20Costa.pdf. Acesso em: 21 fev. 2018.
SCHMENGLER, A. R. Classe hospitalar: acessibilidade na estrutura e organização para o atendimento do público-alvo da educação especial. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7271?show=full. Acesso em: Acesso em: 19 mar. 2018.
SILVA, F. F. C. Nós somos os únicos que não estão relacionados diretamente com a doença deles: percepção de professores de uma classe hospitalar. 2015. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle /10183/139311. Acesso em: 5 de mar. 2018.
SILVA, M. N. As tecnologias como apoio à mediação pedagógica na classe hospitalar: desafios e possibilidades no ensino multisseriado. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2014. Disponível em: http://repositorio.unb.br /handle/10482/16665. Acesso em: 5 mar. 2018.
SIMÕES, K. C. R. Vozes à infância silenciada: impactos da hospitalização e/ou atendimento ambulatorial hemodialítico ao processo de escolarização de crianças com insuficiência renal crônica. 2016. 272 f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2016. Disponível em: http://bdtd.ibict .br/vufind/Record / UFMA_1a7d8c6725310ab102bcf820d3de1ce4. Acesso em: 27 fev. 2018.
SIMÕES, R.; SALDANHA, G. M. M. M. Prática pedagógica docente em ambiente hospitalar: facilidades e dificuldades. Comunicações, Piracicaba, v. 23, n. 2, p. 225-244, 2016. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/ comunicacoes/article/view/2873/1758. Acesso em: 6 mar. 2018.
SOUZA, L. M. et al. Pedagogia hospitalar: conceito e importância frente aos direitos da criança hospitalizada. Educere, Umuarama, v.18, n.1, p. 81-92, 2018. Disponível em: http://revistas.unipar.br/index.php/educere/article/view/6797/3618. Acesso em: 5 fev. 2019.
SOUZA, M. et al. Um olhar sobre o planejamento das aulas de matemática nas classes hospitalares de Goiás, Brasil. Investigação Qualitativa em Educação, Campinas, v.1, p.156-165, 2017. Disponível em: http://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017ar ticle/view/1330. Acesso em: 19 fev. 2018.
TEIXEIRA, R. A. G. et al. A presença do lúdico no atendimento educacional hospitalar na perspectiva das professoras da rede estadual de educação. Investigação Qualitativa em Educação, Campinas, v. 2, p. 39-44, 2015. Disponível em: http://proceedings,ci aiq.org/index.php/ciaiq2015/article/view/211/207. Acesso em: 19 fev. 2018.
TINÓS, L. M. S.; MAZER-GONÇALVES, S. M. O Curso de Pedagogia e a atuação na classe hospitalar: os caminhos da formação pelo olhar de graduandos. Revista Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 1, p.117-127, 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/36991. Acesso em: 21 fev. 2018.
VIERO, V. et al. Enfrentamentos da criança com câncer frente ao afastamento escolar devido a internação hospitalar. REUFSM, Santa Maria, v. 4, n. 2, p. 368-377, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/10956/pdf. Acesso em: 21 fev. 2018.
XAVIER, T. G. M. et al. Classe hospitalar: produção do conhecimento em saúde e educação. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 19, n. 4, p. 611-622, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Neusa_Collect/publication /260765654_Hospital_classroom_Production_of_health_and_education_knowdesge/links/53ecf6580cf2981ada110b8b.pdf. Acesso em: 7 mar. 2018.