Formação continuada dos professores no contexto da Sala de Recursos Multifuncionais do Atendimento Educacional Especializado
Resumen
Em decorrência de ações para a universalização da educação básica, bem como o movimento da educação inclusiva, tem-se o crescimento da matricula nas escolas de pessoas com necessidades educacionais especiais. Neste sentido urge a necessidade de a escola adaptar-se a este processo com professores que tenham em sua formação, inicial ou continuada, habilidades para atuar juntos a estes alunos. A presente pesquisa é um recorte de dissertação e pautou-se em conhecer a formação dos professores que atuam no atendimento educacional especializado (AEE) nas escolas com salas de recursos multifuncionais da Secretaria Municipal de Ensino de Manaus (SEMED), bem como sua vivência no atendimento do público alvo da Educação Especial. O estudo baseou-se na abordagem qualitativa e descritiva, com coleta de dados por meio de um questionário semiestruturado com itens pertinentes à pesquisa, tendo como participantes 11 professores que atuam no AEE. A análise dos dados quantitativos e qualitativos, foi realizado a partir do Software Sphinx. Os resultados sinalizaram que a SEMED tem promovido ações para inclusão por meio da formação continuada dos professores, contudo essa formação ainda apresenta desafios em relação à abordagem teórica de desenvolvimento de aprendizagem, bem como de conceitos e habilidades específicas na área da Educação Especial.