ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS (NAPNE) EM ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Resumen
A educação se destaca dentre as várias áreas abrangidas pelas políticas públicas e sociais, uma vez que é vista como base para a transformação de qualquer realidade. Os Institutos Federais de Educação, por meio da Educação Profissionalizante, auxiliam nesta transformação de realidade pelo fato de propiciar uma profissão ao concluinte do Ensino Médio, ainda mais àqueles que mais precisam. Entretanto, para que haja equidade, a inclusão de pessoas mais vulneráveis ou com necessidades específicas deve ocorrer neste processo. O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) é um núcleo de apoio a estes alunos, que objetiva promover e garantir a inclusão em todo processo de ensino e aprendizagem do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), por meio da mobilização de servidores da instituição, alunos estudantes e da própria comunidade. Diante disso, o presente artigo se propõe a esclarecer as funções e ações desse núcleo, por meio da análise do número de acompanhamentos realizados somado a um relato de caso, em que são destacadas as dificuldades de adaptação curricular necessárias às necessidades dos alunos com deficiência. Conclui-se que é necessária uma capacitação de professores e membros do NAPNE devido às dificuldades nas adaptações curriculares.