PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS SURDAS: REFLEXÕES A PARTIR DO CAMPO DE ESTÁGIO

Autores/as

Resumen

O presente artigo, intitulado “Práticas pedagógicas em Educação Infantil para crianças surdas: reflexões a partir do campo de estágio”, tem como objetivo conhecer as práticas pedagógicas de Educação Infantil em uma escola bilíngue para alunos surdos a partir do campo de estágio. O estudo parte das experiências vivenciadas e observadas no estágio curricular do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, realizado em uma escola pública federal localizada na zona sul do Rio de Janeiro, especializada no atendimento à pessoa surda. A discussão teórica aborda a Educação de Surdos, os pressupostos do Bilinguismo e educação Bilíngue, além de dialogar com os referenciais da Educação Infantil. Utiliza-se como metodologia a abordagem de pesquisa qualitativa, do tipo o estudo de caso. A estratégia para coleta de dados foi a observação participante e para o registro das experiências usou-se o diário de campo. Para análise dos dados criou-se duas categorias, a saber: antecipação das atividades escolares e brincadeiras. Os resultados evidenciaram que a proposta de educação bilíngue ainda está em construção na instituição, além disso, no que diz respeito às categorias, há indícios de antecipação das atividades escolares na Educação Infantil; os momentos disponibilizados para brincadeiras eram escassos e, em sua maioria, direcionados. Diante disso, o estágio possibilita o contato com diversas modalidades e sujeitos da educação, influenciando na autoformação dos estudantes de Pedagogia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Suéllen Araújo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da UERJ. Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais. Graduada pelo curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista PROATEC - PROPEd/UERJ.

Joab Reis, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2006). Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação Inclusiva e o Aprender na Diversidade - UEA e do grupo de pesquisa" Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais - UERJ /ProPed. Bolsista da Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas).

Publicado

11-05-2022

Cómo citar

Araújo, S., & Reis, J. (2022). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL PARA CRIANÇAS SURDAS: REFLEXÕES A PARTIR DO CAMPO DE ESTÁGIO. Revista Educação Especial Em Debate, 6(11), 113–132. Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/34368

Número

Sección

Artigos - Fluxo Contínuo