PRÁTICAS DOCENTES FRENTE À INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores/as

Resumen

O presente artigo pretende conhecer e analisar as práticas docentes dos professores que atuam nas classes comuns, com alunos com deficiência intelectual, e as possíveis implicações no processo de inclusão. Para tanto, buscou responder a seguinte questão de pesquisa: Quais práticas docentes permeiam o processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual nas classes comuns do Ensino Fundamental II? Nesse sentido, enveredamos pela perspectiva de diversos autores, mas comungamos com a postura de Franco (2012) ao afirmar que a prática docente pode ser sinônimo da pedagógica, mas também pode ser diferente a depender do professor que a desenvolve no contexto da sala de aula. Optamos pela abordagem qualitativa de cunho fenomenológico, utilizando como técnica de coleta de dados, a entrevista semiestruturada, a observação e a análise de documentos. O estudo demonstrou que as práticas docentes, para alunos com deficiência intelectual, se pautam na concepção Objetivista, ao proporcionarem o treino e a repetição, opondo-se à concepção interacionista de Vygotsky, cuja escola em questão é permeada, substancialmente, por práticas de socialização. Então, cabe a essa escola, um olhar mais atento para que tais práticas sejam inclusivas, acreditando na capacidade que cada aluno com deficiência intelectual tem de aprender e participar ativamente do processo de ensino/aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Fabiana da Silva Amorim, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professora vinculada à Secretaria da Educação da Bahia. E-mail: fabian-amorim@hotmail.com

Solange Lucas Ribeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui doutorado em Educação pela Universidad Del Mar/Chile (2011), Mestrado em Educação Especial pela Universidade Estadual de Feira de Santana/BA em convênio com o Centro de Referência Latinoamericano para Educação Especial/Cuba (2002),Graduação em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (1971). Atualmente é professora titular do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana/BA, atuando na graduação e na pós-graduação. É Professora do Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana. É membro do Grupo de Estudos e Pequisa em Educação Especial (GEPEE) e pesquisadora nas áreas de educação inclusiva, ensino de Geografia e cartografia tátil, com publicações nessas áreas.

Publicado

31-12-2024

Cómo citar

Amorim, F. da S., & Ribeiro, S. L. (2024). PRÁTICAS DOCENTES FRENTE À INCLUSÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Revista Educação Especial Em Debate, 9(18), 152–168. Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/37722

Número

Sección

Artigos - Fluxo Contínuo