Análise da grade curricular dos cursos de pedagogia

como está sendo organizada a formação para atuar na educação especial?

Autores/as

Resumen

Dentro das políticas públicas voltadas à educação especial, o professor assume papel principal na identificação e atendimentos dos alunos que compõem essa modalidade educacional. Diante dessa constatação, o presente estudo buscou analisar a grade curricular dos melhores cursos de graduação em Pedagogia, de modo a verificar como a formação nessa área vem sendo oferecida aos futuros profissionais. A estrutura curricular de 45 cursos foi consultada e indicou, após a análise dos nomes das disciplinas, a presença de, em média, 1,6 disciplinas por curso voltadas à educação especial, sendo a maior parte obrigatórias ao longo dos cursos. Os resultados indicaram que a maior parte (83%) abordam a educação especial de forma geral, sem discriminar qual seria seu público alvo, outras 30,9% se focam nos déficits ou transtornos, destacando-se a disciplina de Libras e somente uma disciplina envolve, diretamente, as altas habilidades/superdotação, apesar dessa parcela de estudantes também fazerem parte da educação especial. Os dados reforçam a percepção da existência de um número reduzido de disciplinas sobre educação especial, a carga horária pequena para essa modalidade perto da totalidade de horas para integralização do curso, bem como a existência de uma parcela importante de disciplinas oferecidas somente em caráter optativo. Essa organização curricular pode se mostrar, em parte, responsável pelas dificuldades e sensação de preparação insuficiente para incluir alunos com necessidades educacionais especiais, comumente relatadas por professores na literatura científica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tatiana de Cassia Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutorado em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Pós Doutorado na Universidade São Francisco, Docente permanente do programa de pós-graduação em Psicologia da PUC-Campinas, e membra do grupo de trabalho Psicologia Positiva e Criativa na Anpepp.

Publicado

14-11-2023

Cómo citar

Nakano, T. de C. (2023). Análise da grade curricular dos cursos de pedagogia: como está sendo organizada a formação para atuar na educação especial?. Revista Educação Especial Em Debate, 8(16), 36–58. Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/38355

Número

Sección

Artigos - Fluxo Contínuo