A INCLUSÃO PEDAGÓGICA NO INTERIOR DOS CURSOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE, NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚLICA NO DF

Autores/as

Resumen

O objetivo do artigo é apresentar a análise das percepções de alunos deficientes sobre a trajetória da formação nos cursos profissionalizantes, em termos pedagógicos e sociais. A metodologia qualitativa incluiu a teoria fenomenológica de Husserl que valoriza o significado que as pessoas atribuem ao vivencial. Constituíram-se como aporte teórico as contribuições de Freire, Husserl, Vygostky, Sonza, Mantoan e Giorgi. Para coleta de informações e percepções, que permitissem a compreensão dos fenômenos, foram utilizados dois instrumentos semiestruturados – o questionário e a entrevista. Como participantes, três alunos, egressos de cursos técnicos, de 2014 a 2018, de instituição pública federal no Distrito Federal e três coordenadores pedagógicos de cursos técnicos. Participaram da entrevista aprofundada os alunos que se ofereceram espontaneamente, o que ocorreu por meio virtual, devido ao período de pandemia, que previa o afastamento presencial entre os protagonistas da pesquisa. A análise documental incluiu a legislação pertinente ao tema inclusão, as publicações bibliográficas registradas por buscadores da web e os documentos institucionais relativos aos projetos pedagógicos de cursos técnicos e demais marcos legais. Os resultados evidenciaram a necessidade de aprimoramento no tocante à formação continuada de educadores para lidarem com a diversidade de perfis de alunos com deficiências; a customização dos espaços tecnológicos no que se refere ao uso de softwares mediadores da aprendizagem; a composição multidisciplinar do NAPNE; a oferta de intérpretes para alunos com deficiências auditivas e parceria com empresas locais para vivência no Estágio Supervisionado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sonia Carvalho Leme Moura Véras, INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

Graduada em Letras e Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente exerce função na Coordenação Pedagógica e no Núcleo de Apoio a Alunos com Necessidades Específicas no Campus Samambaia do Instituto Federal de Brasília.

Marcos Brito, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Mestre em Estudos da Tradução - UnB (2018). Especialista em docência de Libras - Uníntese/Tuiuti (2015); Graduação em Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Católica de Brasília (1988). Professor de ciências naturais, matemática e intérprete educacional de Libras - Secretaria de Educação do Distrito Federal (1989/2022); tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Brasileira de Sinais - Libras, atuando principalmente nos seguintes temas: Libras, tradução e interpretação, surdez, ensino libras como L2 e educação bilíngue.

Publicado

14-11-2023

Cómo citar

Carvalho Leme Moura Véras, S., & Brito, M. (2023). A INCLUSÃO PEDAGÓGICA NO INTERIOR DOS CURSOS DE FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE, NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚLICA NO DF. Revista Educação Especial Em Debate, 8(16), 156–175. Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/38691

Número

Sección

Artigos - Fluxo Contínuo