Identificação e acompanhamento de alunos com altas habilidades/superdotação

Autores/as

Resumen

O artigo apresenta uma discussão sobre as altas habilidades/superdotação, que não tem recebido atenção expressiva no que se refere aos alunos universitários baseada na literaturateórica de modo acadêmico e fundamentado. Ressalta-se que não é sublinhado o aspecto utilitarista do estudo da superdotação. Ao contrário, a originalidade está em propor cuidado e atenção a indivíduos que sofrem por não estar adaptados à média. As universidades brasileiras não possuem instrumentos e métodos para identificação de indivíduos superdotados, de capacitação de profissionais e de programas que proporcionem atenção educacional adequada. Os alunos com AH/SD podem apresentar falta de motivação, problemas emocionais, abandono do curso ou baixo aproveitamento. Sugere-se alternativaspara a identificação de alunos universitários com AH/SD e programas de acompanhamento.

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Biografía del autor/a

Mara Silvia Pasian, Universidade Federal do ABC

Pós-doutora em Psicologia pela Universidade de Quebec em Trois-Rivières (UQTR), Canadá e em Educação
Especial pela FAPESP - UFSCar. Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Docente do
programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação - PPGINV, professora da Universidade
Federal do ABC (UFABC) do Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Contato:
http://lattes.cnpq.br/0624600497905372

Publicado

14-09-2022

Cómo citar

Pasian, M. S. (2022). Identificação e acompanhamento de alunos com altas habilidades/superdotação. Revista Educação Especial Em Debate, 6(12), 22–35. Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/39055

Número

Sección

Artigos - Fluxo Contínuo