AUDIODESCRIÇÃO NO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE A SERVIÇO DA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

Resumen

Este texto é um registro de uma prática docente realizada, em contexto remoto, no atendimento educacional especializado de uma aluna com baixa visão e estudante do curso de Pedagogia de uma universidade federal. Sendo uma experiência piloto da autora, o artigo traz alguns conceitos necessários para o desenvolvimento da atividade: audiodescrição e sua estrutura-base, audiodescrição didática (ADD), língua brasileira de sinais e seus parâmetros, além de elementos necessários à compreensão do atendimento educacional especializado, também conhecido como AEE. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, na qual a autora se fez presente em todas as aulas a fim de recapitular os conhecimentos prévios sobre a Libras e como ela poderia ser ensinada, de maneira remota, a essa estudante com baixa visão. Conclui-se que o uso da audiodescrição no ensino de Libras não só contribui para a aprendizagem de pessoas cegas ou com baixa visão, mas também colabora para a organização da espacialidade daqueles que são considerados indivíduos típicos, isto é, o sujeito que não apresenta deficiências, transtornos de desenvolvimento ou quaisquer tipos de distúrbios de aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Adriana da Paixão Santos, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Letras Vernáculas com Inglês pela Universidade Católica do Salvador (1999). Docente do Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual Prof. Cátia Paim. Experiência na formação de professores para o Ensino do Sistema Braille e para o Ensino da Matemática através do Soroban. Experiência no Serviço de Apoio Pedagógico, envolvendo estratégias diferenciadas para o ensino do Sistema Braille e da Matemática para pessoas com deficiência visual. Audiodescritora qualificada pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Fundação CECIERJ - UERJ (2019) e pela UNEB (2014). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. (2013). Especialista em Semiótica e Análise do Discurso pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (2022). Mestra pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras -- PROFLETRAS pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus V (Santo António de Jesus - BA), tratando da compreensão leitora na área da deficiência visual. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura, da Universidade Federal da Bahia, com o objetivo de analisar a aquisição do conceito de cor e da representação de mundo de pessoas com deficiência visual congênita ou adquirida, a partir das diversas informações sensoriais obtidas por metáforas, símiles e sinestesias, contribuindo para a construção do conhecimento de alunos cegos ou com baixa visão, a respeito de cores e sensações a partir da audiodescrição. Formadora de Ledores e Transcritores pela Universidade Federal da Bahia (2020 - 2021).

Publicado

31-12-2024

Cómo citar

Santos, A. da P. (2024). AUDIODESCRIÇÃO NO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE A SERVIÇO DA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR. Revista Educação Especial Em Debate, 9(18), 169–181. Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/39763

Número

Sección

Artigos - Fluxo Contínuo