A GESTÃO MUNICIPAL E A GESTÃO ESCOLAR:

ARTICULAÇÕES NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS EM SERRA/ES

Autores/as

Resumen

Este trabalho trata-se de um processo de investigação sobre os desafios para os movimentos educacionais inclusivos presentes no contexto educacional da Rede Municipal de Educação da Serra no estado do Espírito Santo durante o período crítico da epidemia do Novo Coronavírus (Covid-19). Tem como objetivo geral compreender as influências entre a gestão municipal de educação com a gestão escolar sobre as práticas educacionais inclusivas. Pois, umas das problemáticas é a de entender a importância dos diferentes processos gerenciais no âmbito educacional do contexto brasileiro. Assim, para chegar a esse objetivo este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso, que ocorreu entre os anos de 2020 a 2022, através da aplicação de questionário produzido pelo Google Formulário. Participaram dessa pesquisa duas assessoras pedagógicas e três gestores escolares (em função de direção escolar). Com as respostas produzidas identificamos as relações entre o sistema de ensino com o contexto escolar influenciaram diretamente as práticas educacionais inclusivas, pois, há um trabalho de colaboração e assessoramento que garante a efetivação de um trabalho pedagógico coletivo. Dessa forma, ao realizarmos essa pesquisa, foi possível identificar que os contextos escolares não estiveram parados, os profissionais da educação estavam em constantes movimentos para a garantia, no possível, para a continuidade dos desenvolvimentos dos diferentes educandos. Por fim, concluímos que tudo que se faz na escola em si, é uma prática social, sendo assim a função do educador é dar sentindo as práticas sociais através do conhecimento apresentado, contribuindo para formação intelectual e pessoal do discente, visando a sua emancipação social.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rayner Raulino e Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Professor e Coordenador do Curso do Centro Universitário do Espírito Santo/Unesc, Campus Serra. Membro do Grupo de Pesquisa: Políticas, Gestão e Inclusão Escolar: contextos e processos sociais (CNPq). Espírito Santo, Brasil.

Geisa Hupp Fernandes Lacerda, Centro Universitário do Espírito Santo

Mestra em Ciências Sociais da Religião (PPCR- Unida). Docente do Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc). Membra do Grupo de Pesquisa Religião, Gênero, Violência: Direitos Humanos (CNpq). Espírito Santo, Brasil.

Anna Lívia Ferreira da Silva, Centro Universitário do Espírito Santo

Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC) campus Serra. Bolsista de Iniciação Científica do projeto intitulado 'Cartografando as práticas educacionais inclusivas no município de Serra/ES'. Espírito Santo, Brasil.

Publicado

16-06-2023

Cómo citar

Raulino e Silva, R., Hupp Fernandes Lacerda, G., & Ferreira da Silva, A. L. (2023). A GESTÃO MUNICIPAL E A GESTÃO ESCOLAR:: ARTICULAÇÕES NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS EM SERRA/ES. Revista Educação Especial Em Debate, 7(14), 27–42. Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/41494

Número

Sección

Artigos - Fluxo Contínuo